WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

07/02/2019 - Estão abertas as inscrições para a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CONDPI) com o tema: “Os desafios de Envelhecer no Século XXI, e o Papel das Políticas Públicas”. O evento acontece no dia 15 de fevereiro, na sede da UAI – Unidade de Atenção ao Idoso, das 08h às 17h, e as inscrições já estão disponíveis no site da PMU, por meio do link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,45337.


A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e chefe do Departamento de Proteção Social Básica da Seds, Gabrielle Palvas, explica que a Conferência busca debater as principais ações pelo município para efetivação dos direitos dos idosos. “Nosso objetivo é propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa”, diz.


Durante o período da manhã, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa contará com apresentação cultural, leitura do regimento da Conferência, e palestra magna com Rodrigo Caetano Arantes, presidente do Conselho Estadual do Idoso de Minas Gerais, com o tema título do evento. Será servido almoço para os participantes e debates dos eixos temáticos à tarde, com aprovação das ações e encerramento. Os delegados titulares e suplentes que representarão Uberaba na Conferência Estadual já foram escolhidos durante as pré-conferências, realizadas entre os dias 07 de dezembro de 2018 e 01º de fevereiro de 2019.


A Conferência será dividida em quatro eixos temáticos para discussão dos temas e levantamento das propostas: 1 – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Sub-eixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e lazer; 2 – Educação: Assegurando direitos e emancipação humana; 3 – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; 4 – Os Conselhos de Direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.


Ao fazerem as inscrições pela internet ou no local, no dia da Conferência, as pessoas podem escolher um dos eixos temáticos para participar. Todos os eixos têm um facilitador e um coordenador. O facilitador irá discutir um pouco sobre o eixo, apresentando a temática e o coordenador irá promover o debate. Ao final, cada eixo irá elaborar propostas para serem levadas à Conferência Estadual.


Palvas destaca que a CONDIP é aberta ao público, mas que os idosos são os convidados de principal interesse, para exporem suas vivências e o que querem de melhoria no município. “Outro público importante para nós são as Instituições de Longa Permanência para Idosos, as ILPIs, que também podem expor para um debate saudável e rico de informações, para levarmos essas propostas para a Conferência Estadual e conseguir avanços nas políticas públicas para os idosos”, ressalta a chefe do Departamento de Proteção Social Básica da Seds.


As inscrições para a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa são gratuitas e haverá emissão de certificado.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar