WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

26/01/2019 - Arquivo Público tem horário de funcionamento alterado a partir de fevereiro

O local voltará a funcionar a partir das 8h30 para atendimento ao público

A partir do dia 4 de fevereiro, o Arquivo Público Municipal voltará ao seu horário de funcionamento normal, das 8h30 às 17h30. A informação foi confirmada pelo Secretario de Administração, Rodrigo Vieira, que avaliou o pedido feito por estudantes e pela comunidade que utiliza o espaço localizado na Praça José Pereira Rebouças (Praça da Mogiana), nº650, no Bairro Boa Vista.  

Segundo o secretário, diante do decreto emergencial que alterou o horário de funcionamento de algumas repartições públicas, prevendo economia de gastos, reduzindo o expediente. “Levei o pedido ao prefeito Paulo Piau para atender melhor a comunidade que solicitou o atendimento no período da manhã, devido a grande demanda existente. Com isso, a partir do dia 4 de fevereiro retomaremos ao horário normal. O arquivo é um local de prestigio por ser responsável em manter vida a história local. Muitos pesquisadores, alunos de instituições de ensino de Uberaba e de outros lugares procuram o espaço para agregar valor e conhecimento, o que demonstra a sua importância”, destaca o secretário.  

Para a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik a mudança atenderá a demanda existente de estudantes, pesquisadores e da comunidade em geral que utiliza os serviços prestados pelo local.  “Temos um público assíduo que busca nossos arquivos para pesquisa, o que estava sendo prejudicado devido à restrição no horário de atendimento ao público”, diz.

Marta contabiliza mais de 12 mil caixas de documentos existentes hoje no espaço que são utilizados para a consulta de informações históricas, tendo como principal foco, fatos centenários de Uberaba. “Esse quantitativo se divide em documentos do setor administrativo da Prefeitura e documentos históricos da cidade. Temos ainda mais de 70 mil fotografias catalogadas e o arquivo de renomados jornais como o Lavoura e Comércio, Gazeta de Uberaba, Correio Católico, Cidade Livre, Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba. Além de revistas, teses e outros arquivos relevantes para a preservação da história de Uberaba”, diz.

Vale lembrar que o Arquivo Público conta ainda com um arquivo digitalizado e de acesso público. Quem quiser conhecer mais pode acessar o blog do Arquivo Público http://arquivopublicouberaba.blogspot.com/ ou buscar pela página http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,42628.

Jornalista Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar