WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/01/2019 - Educação de Jovens e Adultos permanece com matrículas abertas

Entre os seis polos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação, cinco ainda estão com matrículas abertas para o ano letivo de 2019. São eles: Escolas Municipais Boa Vista, Frei Eugênio, Professor José Geraldo Guimarães, Esther Limírio Brigagão. Na Escola Municipal Uberaba, as vagas já foram preenchidas para a educação especial. Uma novidade para este ano, é que os alunos poderão concluir em seis meses cada ano escolar (do 6º ao 9º).

A Secretaria Municipal de Educação readequou para 2019 os locais que atenderão EJA, por questões de viabilidade econômica, otimizando assim os espaços, salas e disponibilização de professores. As unidades que atenderão à EJA são áreas mais centrais, com facilidade de transporte coletivo para atender à demanda.

A EJA é a oportunidade para as pessoas, acima de 15 anos, que não terminaram os estudos. No caso da rede municipal, até o 9º ao do ensino fundamental. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, assim se qualifique para a busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

As matrículas para a EJA podem ser realizadas nas escolas, com a seguinte documentação: comprovante atualizado de endereço; cartão de vacinas atualizado, para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; documento de identidade (RG) ou de identificação com foto a ser apresentado pelo aluno maior de 18 (dezoito) anos; documento de identidade (RG) ou de identificação com foto do responsável legal do aluno menor de idade; histórico escolar ou declaração de transferência; cartão do SUS; cartão de benefício do Programa Bolsa Família, quando for beneficiário, para registro do NIS ( Número de Identificação Social) do aluno.

Dados - Metade dos brasileiros adultos não frequentou a escola além do ensino fundamental, segundo os dados sobre educação da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgados em 2016. De acordo com o levantamento, existem 11,8 milhões de analfabetos no País.

A pesquisa leva em consideração pessoas de 25 anos ou mais, porque são cidadãos que já poderiam ter concluído o processo regular de escolarização. No Brasil, 51% da população de 25 anos ou mais possuía o ensino fundamental completo ou equivalente; 26,3% tinham o ensino médio completo ou equivalente; e 15,3%, o superior completo.

 

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar