WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

31/12/2018 - SEDS da continuidade ao trabalho de resgate a pessoas em situação de rua

Secretário orienta para que doações aconteçam diretamente às instituições cadastradas na SEDS e não nas ruas, o que ajuda a evitar a permanência destas pessoas em locais públicos.

 

Pessoas em situação de rua, mais uma vez, foram abordadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds). A ação faz parte do reordenamento promovido desde setembro de 2019, quando as equipes da Abordagem Social intensificaram os atendimentos e identificação dos moradores que são nativos de Uberaba e daqueles são migrantes.

Segundo o titular da pasta, Marco Túlio Cury, são realizados trabalhos de ronda social, acolhimento, encaminhamento e outras providências, em toda a cidade, especialmente nos pontos de maior concentração de moradores de rua, como nas imediações do terminal rodoviário e Mercado Municipal.

Cury esteve nesses locais nesta sexta-feira (28) verificando, pessoalmente se o quantitativo de pessoas que se encontram nessa situação aumentou nos últimos meses. Ele explica que durante a ronda foi verificado que a população permanece fazendo doações, o que prejudica o trabalho desenvolvido pela Seds e, contribuindo para o aumento desses moradores e pedintes.

“Temos locais adequados para abrigar os moradores em condição de rua que são de Uberaba e os que são de outros municípios fazemos o contato direto com Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade de origem desta pessoa e providenciamos toda a documentação e viagem. Damos total suporte durante três dias, que é o tempo necessário para a sua transferência. Precisamos que a população nos ajude e evitem dar alimentos e principalmente dinheiro. Quanto mais ganham, menos querem sair das ruas”, explica.

O secretário conta que nos locais com maior concentração de pessoa a quantidade de lixo e descartes de alimentos é grande causando problemas inclusive de saúde para estes indivíduos. “Todos os recolhidos da cidade são levados para instituições que são nossas parceiras, lá eles irão ser acolhidos e cuidados inclusive recebendo atenção por parte da Secretaria Municipal de Saúde”, reforça.

Números – Atualmente, de acordo com levantamento divulgado pela Seds, existem 210 pessoas em situação de rua, sendo 75 institucionalizados, que foram acolhidos pelas instituições parceiras que são responsáveis por acomodar as pessoas, oferecer tratamento, atendimento digno, acolhimento junto à rede de saúde, assistência, tratamentos específicos como para os dependentes químicos e portadores de transtornos mentais.

“A nossa proposta, depois do reordenamento é reforça, acolher e garantir dignidade a estas pessoas. A medida, além disto, vai otimizar recursos aliado à busca de melhor atendimento a esta população. Sempre acompanho as abordagens e jamais podemos encarar essa situação como uma limpeza urbana, mas sim cuidar de quem não tem oportunidade, proporcionando situações positivas para esse cidadão”, pontua.

Jor. Sabrina Alves

SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar