WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/12/2018 - Beneficiários do Bolsa Família melhoram em 85% o desempenho escolar com projeto da Semed

O trabalho foi realizado junto às famílias em cinco escolas municipais

O Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), via seção de Apoio ao Educando, viabilizou ação junto a 112 famílias beneficiárias do Bolsa Família, cujos filhos estão matriculados na rede municipal. Trata-se de uma proposta de interação entre a comunidade e a escola, que resultou em melhor desempenho escolar das crianças e adolescentes.

O projeto-piloto começou por meio de um levantamento pedagógico, desde outubro de 2018, em relação ao desenvolvimento dos alunos em quesitos como notas e comportamento. Na finalização em dezembro, dos 671 alunos avaliados, 87% melhoraram em área como matemática, português, expressão e vocabulário, bem como relações interpessoais.

As ações se pautaram em rodas terapêuticas e dinâmicas realizadas coletivamente com os grupos de cinco escolas municipais: Monteiro Lobato, Professora Stella Chaves, Professora Niza Marquez Guaritá, Professora Olga de Oliveira e Reis Júnior. Acompanharam o projeto psicólogos e assistentes sociais da seção de Assistência ao Educando. Entre os temas trabalhados com os pais, foram apresentadas propostas como relação com o adolescente, relacionamento familiar, gravidez na adolescência e diversos comportamentos.

De acordo com Gleicemar Barcelos, chefe do departamento de Projetos Especiais, a ideia é reforçar junto aos pais e responsáveis, beneficiários do Bolsa Família a importância de incentivar a educação dos filhos, tanto no acompanhamento familiar e escolar, quanto na frequência escolar. “É preciso quebrar os ciclos de analfabetismo e fidelizar as famílias no sentido de valorizarem a educação dos filhos, as relações interpessoais”, comenta.

A ideia era um desejo da secretária de Educação Silvana Elias, que pedia um olhar especial aos beneficiários do Bolsa Família, com um projeto que incentivasse a frequência escolar. E, principalmente, com a finalidade de evitar a evasão, que implica em outras questões sociais, como os ciclos de violência, por exemplo.

O sucesso do projeto, que em apenas dois meses e meio obteve resultado tão satisfatório, promoverá a ampliação dele para mais 10 escolas em 2019, para a promoção das famílias e inclusão delas no contexto social, como antecipa Gleice.

Jornalista Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar