WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/12/2018 - Alunos da rede municipal são premiados no projeto A Gincana Verde

A Escola Municipal Joubert de Carvalho foi a vencedora do projeto A Gincana Verde, promovido pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), com incentivo da Secretaria Municipal de Educação e Promotoria do Meio Ambiente de Uberaba.

As atividades foram desenvolvidas com o slogan 3R´s (Reduza – Reutilize – Recicle). Na categoria individual, o premiado foi o desenho do aluno Jair Antônio, da Escola Municipal Reis Junior, seguido do poema de Bianca de Oliveira Gomes, da Escola Professora Geni Chaves. A 3ª colocada foi Vitória Cristina, da unidade vencedora, com um desenho sobre o tema.

A diretora Grazielle Fernandes (E.M Joubert de Carvalho) comenta da grande satisfação em valorizar os alunos, que levarão os conhecimentos para a sua formação como cidadãos. “A semente foi plantada e vai ser germinada. Eles serão multiplicadores com a comunidade e os familiares”. Ela ainda comenta que os estudantes conseguiram mobilizar os colegas, inclusive os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com iniciativas como a horta suspensa e as plantas medicinais.

Durante o evento, os alunos surpreenderam os convidados com o reaproveitamento das cascas de alimentos, como o brigadeiro de casca de banana, tirinhas de casca de laranja, doce de casca de manga e bolo de beterraba. “Foi um grande projeto de sustentabilidade abraçado pelos alunos e pela escola, com um resultado muito positivo”, completa a diretora.

A Promotoria de Meio Ambiente de Uberaba, parceira do projeto, foi representada por Alexandre Campos de Oliveira, assessor do coordenador regional das Promotorias de Meio Ambiente, Carlos Alberto Valera. “Esperamos que a parceria continue, pois é um projeto significativo, em que os alunos multiplicam e transformam a realidade direta das comunidades em relação a um assunto tão importante como o meio ambiente”, completa.

Mariângela Camargos, coordenadora do Iades também espera que a parceria continue, principalmente com a inscrição das escolas municipais e a Cooperu.  “Meio ambiente é um tema antigo, do presente e precisa ser pensado no futuro. O projeto pode acontecer em qualquer época. Estamos plantando a sementinha e, depois de 10 anos de trabalho, percebemos que as sementes estão florescendo no dia a dia”, finaliza Mariângela.

A Gincana Verde – O projeto foi considerado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e tem como principal lema a sustentabilidade. Iniciado em 2007, o projeto A Gincana Verde promove palestras, oficinas, atividades e concursos sobre o tema meio ambiente nas escolas que se inscrevem pelo edital.

Jornalista Monica Cussi

Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar