WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

09/12/2018 - Portas Abertas encerra as atividades de 2018 com mais de 2 mil atendimentos

Projeto foi reestruturado este ano para atender mais pessoas. Antes foco era apenas na inclusão de pessoas com deficiência
 
Palestras, capacitações, orientações e debates promovidos pelo Projeto Portas Abertas, do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba, contaram com a participação de 2.128 pessoas até novembro. Deste número, foram 111 foi o número de pessoas capacitadas nos cursos de Libras, Braile e Dinâmicas de Socialização para a Inclusão.


Keila Afonso R. Silva, coordenadora do Projeto Portas Abertas, enfatiza que com a ampliação do público alvo atendido no ano de 2018, a Seds conseguiu dar espaço às pessoas para manifestarem suas insatisfações, desejos, problemas quanto a tão sonhada inclusão social e igualdade dos direitos humanos. Durante dois anos, o Projeto era voltado apenas para a pessoa com deficiência e passou a trabalhar também com a inclusão do Jovem, do Idoso e da família. Este ano, o projeto foi reestruturado para atender outras áreas, além da pessoa com deficiência, com enfoque também para a inclusão de idosos, negros, jovens e usuários de drogas na sociedade.


“Por meio das atividades, nós buscamos oferecer informação e alternativas para solucionar a questão de direitos violados às pessoas que participaram até novembro de nossas ações. É muito gratificante planejar ações que, mesmo em dias chuvosos, mais de 200 pessoas estiveram presentes, saindo de suas casas, de transporte público na maioria, para participar”, relata Keila. Entre os temas abordados durante o ano, estão: a inclusão da pessoa idosa, a inclusão da pessoa com deficiência, a deficiência visual e mobilidade reduzida, esquizofrenia e outros transtornos mentais, saúde mental no trabalho, bullying, geração de renda e mercado de trabalho. 


Durante o ano, também foram realizados o 2º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência, o 1º Congresso Regional do Idoso, o 1º Seminário Municipal de Fortalecimento das famílias e participação na Campanha do Laço Branco – Campanha Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher.  
 
A coordenadora do Portas Abertas destaca que o sucesso das atividades aumenta a responsabilidade em buscar mais assuntos/enfoques a serem abordados e que 2018 foi marcado por parcerias valiosas com universidades, escolas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), promotoria, ONGs, empresas e voluntários. “Sou grata pela credibilidade que o público assíduo do Projeto deposita em nós, equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, em especial aos profissionais do Departamento de Proteção Social Básica. Como o próprio nome indica, trabalhamos para proteger, fortalecer e garantir os direitos básicos a quem dele necessite e não medimos esforços para fazê-lo”, complementa Keila.


Para 2019, as ações serão desenvolvidas nos segmentos da família e do idoso, porém com enfoque maior à inclusão das pessoas com deficiência e inclusão dos jovens, atendendo as solicitações dos participantes do Portas Abertas.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar