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Desenvolvimento Social

29/11/2018 - Apenas 63% das pessoas retiraram os kits de conversores digitais gratuitos em Uberaba

Sinal analógico será desligado no dia 05 de dezembro. Uberaba tem atendimento especial para agendamento e retirada dos kits digitais gratuitos nos CRAS
 
Faltando apenas uma semana para o sinal analógico de Uberaba ser desligado, até o último levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, no dia 19 de novembro, apenas 63% da população havia retirado o kit, somando 19.885 kits dos cerca de 30 mil que Uberaba tem direito. Até o dia 05 de dezembro, data em que o sinal analógico será desligado no município, a Seja Digital, responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, está com uma força tarefa em vários pontos de Uberaba para tirar dúvidas e solucionar problemas de agendamento das famílias de baixa renda que têm direito à retirada dos kits gratuitos de conversores de sinal digital de TV em Uberaba. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.


A chefe do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Gabrielle de Palvas, explica que é possível que alguns beneficiários que têm direito aos kits já tenham trocado a TV e não precisaram do kit gratuito, afetando o número de retiradas. Ela também relatou problemas no próprio sistema, ocasionando na desistência de pessoas por não se informarem sobre os pontos de atendimento. “Já outros que nos procuraram relatando o problema no sistema, conseguimos resolver e até retiraram o kit. Aconselhamos a todas as pessoas, mesmo aparecendo a mensagem no site ou pelo 147 que não têm o direito, mas são beneficiários de algum programa do governo federal,  para nos procurarem para resolvermos a situação e elas retirarem o Kit”, orienta Palvas.


Ela destaca que o prazo de agendamento será somente até 05 de dezembro e que a Seja Digital não tem intenção de prorrogar a data. As pessoas poderão procurar os locais de atendimento, com identidade e número do NIS. “Ainda teremos uma equipe específica para orientar sobre o procedimento de instalação da antena e conversor na agência Central dos Correios. O objetivo desse trabalho é para tentarmos ao máximo atingir toda a população que possui o direito de receber o kit”, esclarece Palvas.


Cronograma. Nas quintas e sábados, o trabalho das equipes é interno, mas na sexta-feira (30), as equipes estarão no CRAS Morumbi, CRAS Boa Vista e CRAS Abadia, enquanto no domingo (01º/12), todas as equipes da Seja Digital estarão na Feira da Abadia.


Na segunda-feira (03), as equipes estarão no CRAS Morumbi, CRAS Boa Vista, CRAS Abadia, CRAS Elza Amuí, CRAS 2000, CRAS Vila Paulista, UMS Maria Tereza, no bairro de Lourdes (manhã), e Terminal Leste (tarde). Na terça (04), as equipes estarão no CRAS Morumbi, CRAS Boa Vista, CRAS Abadia, CRAS Elza Amuí, CRAS Valim de Melo, CRAS Tutunas (manhã) e USF Roberto Árabe Abdanur, no bairro Tutunas (tarde).


Já na quarta-feira, dia 05 de dezembro, os pontos de atendimento serão no CRAS Morumbi, CRAS Boa Vista, CRAS Abadia, CRAS Elza Amuí, CRAS Valim de Melo e CRAS Vila Paulista,


Kits. O kit é composto por uma antena UHF e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital. Os equipamentos são distribuídos gratuitamente pela Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, às famílias que têm direito aos equipamentos e possibilitam que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.


Duas agências dos Correios estão disponíveis para a retirada dos equipamentos: a agência Central, no cruzamento da Avenida Leopoldino de Oliveira com Avenida Fidélis Reis, e a agência Barão do Rio Branco, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 770, em frente a Rodoviária. Outra forma para os moradores das cidades da região de Uberaba saberem se tem direito e agendar a retirada dos equipamentos, é acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

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