WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

24/11/2018 - Laço Branco promove conscientização sobre erradicação da violência contra a mulher

Rodas de conversa, debate e oficina tratam do tema
 
A Prefeitura Municipal de Uberaba/Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds)/Centro Integrado da Mulher (CIM), promove ações de conscientização em celebração ao Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher. Mais de 50 países participam da campanha, que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar pelo fim da violência contra a mulher, e promover a equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres. A data foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 25 de novembro.


Uberaba terá rodas de conversa, oficinas e panfletagem conscientizando sobre a importância do tema, entre 26 de novembro e 6 de dezembro. As atividades começam na segunda-feira (26), com a abertura oficial da Campanha do Laço Branco, na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) às 14 horas. O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, destaca a importância das ações para conscientizar a população. “Queremos que essa campanha se torne bem conhecida, fazer um chamado para essa causa, para podermos trabalhar a luta contra a violência doméstica. Durante toda a Campanha, vamos apresentar os dispositivos que o Município disponibiliza às mulheres, além de conscientizar sobre a importância do respeito”, ressalta.


Rodas de conversa. Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, serão realizadas rodas de conversa sobre “Violência contra a Mulher” na Entidade Assistencial Rosa de Saron às 9 horas, no CRAS Morumbi às 9 horas, e no CRAS Abadia às 14 horas.


Ainda no dia 29, será realizada roda de conversa no CRAS Dr. Décio Moreira, dentro do Projeto “Portas abertas” às 9 horas com a gerente do CIM, Juciara Moura. Já no dia 30, a atividade acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Sacramento. Segundo Juciara, a roda de conversa terá como tema a Lei Maria da Penha e a Violência Contra a Mulher. “Inserimos essa conversa na programação, pois é importante não só a conscientização sobre o assunto, como a divulgação do trabalho que está sendo feito em Uberaba, mostrando as ferramentas que temos para atender as mulheres vítimas de violência, incentivando o desenvolvimento deste tipo de trabalho nas cidades vizinhas”, alerta a gerente do CIM.


Conscientização. Já no dia 3 de dezembro, em parceria com a UFTM, a equipe do Centro Integrado da Mulher irá realizar a ação na sala de espera do Ambulatório Maria da Glória – UFTM durante a manhã. Enquanto as pessoas esperam pelo atendimento, a equipe vai abordar as mulheres e conversar sobre o tema da Campanha e os serviços disponibilizados pelo Município.


Ainda dentro do cronograma da Campanha, no dia 4 de dezembro acontece a oficina “Costurando Sonhos II”, em continuidade à atividade realizada em 2017, no CIM, a partir das 14 horas para usuários dos serviços dos CRAS. Mulheres que passarem pela unidade serão convidadas a fazer peças de artesanato, enquanto escutam profissionais sobre empoderamento e como sair de situações de violência.


No dia 5 de dezembro, será realizado debate com o tema “Desafios na Aplicação da Lei Maria da Penha” na Casa dos Conselhos, às 9 horas, com participação da delegada Carla Garcia Bueno da Cunha; oficial do Ministério Público de Minas Gerais, Francine Moura Limírio; gerente do CIM Juciara Moura Limírio e advogada Núbia Martins da Costa. Dia 6, a Campanha encerra com panfletagem e assinatura de Termo de Compromisso dos Homens simpatizantes da causa no entorno das delegacias, no Parque das Américas, no período da tarde.
 
 
Jorn. Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar