WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/11/2018 - Mais de 400 alunos receberão medalhas pela participação na Olimpíada de Matemática

A prova é realizada pela primeira vez com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental
 
Alunos de 4º e 5º anos foram inseridos na maior competição científica do País, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a partir de 2018. E em Uberaba, 17 alunos conseguiram as medalhas de ouro, sendo que 442 se classificaram entre medalhas de Prata e Bronze.


A competição foi realizada nessas séries, em todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal, no segundo semestre, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.


A Obmep Nível A foi proposta pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação, que enviaram as provas para serem aplicadas pelos próprios municípios, com 20 questões objetivas.


A iniciativa pretende estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e promover a inclusão social.


A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Maria Inez De Martino considera uma evolução ao ensino da matemática, já no início do ciclo fundamental, quando a criança precisa despertar e manter o interesse pela disciplina, melhorando também o ensino da matemática no País.


Na Escola Municipal Santa Maria, a diretora Valéria Salgado comemora a classificação de 169 alunos, sendo cinco medalhas de ouro. Para ela, é um avanço e fruto de muito trabalho com a alfabetização matemática, um desafio. “Fizemos um trabalho direcionado com formação continuada e oficinas para os professores de como trabalhar a matemática vivencial. Desde o ano passado, a estratégia foi de, ao invés de um professor regente, fizemos um revezamento, de um professor específico de matemática e um de português, para os 4º e 5º anos, onde conseguimos um resultado positivo. Estamos engatinhando, mas os resultados nos deixam muito animados”, conta. 
 
A Obmep também incentiva professores, alunos e responsáveis a descobrirem a matemática diferente do que era ensinada no passado, instigante, divertida e interdisciplinar.


O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos dos4º e 5º anos do fundamental. Em fase única, as questões estimularam o raciocínio lógico e a criatividade, marcas tradicionais da Obmep.
 
Jorn. Monica Cussi
Comunicação Sec. Mun. Educação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar