WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

06/11/2018 - Oficina da Memória da UAI é apresentada em Congresso Internacional

Trabalho de reabilitação neurocognitiva do idoso realizado na Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI) é apresentado em 3º Congresso Internacional de Neuropsicologia e 17º Congresso de Neuropsicologia da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). A UAI é um dos equipamentos da Prefeitura de Uberaba, por meio do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), voltado para a aplicação das políticas públicas para a pessoa idosa no município.


A Oficina da Memória acontece duas vezes por semana e visa trabalhar a memória de curto e longo prazo, bem como a memória operacional, atenção concentrada/sustentada e dividida/alternada, entre outras funções. A atividade tem dinâmica semelhante ao ‘jogo da forca’, utilizando de palavras relativas ao tema do dia, e ao final, pede-se aos participantes que repitam as palavras trabalhadas durante o encontro em ordem.


Thiago Navarro Lima, psicólogo da UAI e autor do trabalho, conta que o projeto da oficina iniciou em 2017, com a participação do educador social Paulo Roberto Souza, e este ano, contou com a assistente social Júlia Gonçalves para continuar. “Esse projeto já tem um ano e é aberto para qualquer idoso que apresente alguma queixa de memória, mas não necessariamente tenha um diagnóstico. Caso ele chegue na UAI, com alguma suspeita, ele é direcionado para a oficina após triagem e observamos que há melhora na percepção da memória em geral”, explica Lima. Ainda segundo o psicólogo, a participação no congresso foi importante para a divulgação do trabalho realizado em Uberaba, demonstrando a aplicação na realidade da Unidade.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar