WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/11/2018 - Educação de Jovens e Adultos apresenta 3ª Feira de Ciências e Inovação

O Brasil tem 13,1 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais e uma das políticas públicas, da gestão do prefeito Paulo Piau, que tem dado certo é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da Secretaria de Educação. Em 2018, abrangeu 11 escolas da rede municipal, com participação de cerca de 800 alunos. Os mais idosos teriam entre 60 e 75 anos. A culminância do trabalho realizado neste ano, com eixos sobre empreendedorismo e sustentabilidade, será apresentada nesta quinta-feira (1º), das 15h às 20h, no Cemea Abadia, com o Projeto Saber Sem Fronteiras na EJA – SEJA / 3ª Feira de Ciências e Inovação.


De acordo com Helione Dias, chefe do Departamento da EJA, o evento tem por objetivo despertar, nos alunos, a curiosidade pelo conhecimento científico, o interesse pela criação/transformação de um produto ou uma ideia inovadora. “Para isso, os professores promoveram momentos onde os alunos se interessaram pelo tema escolhido, fazendo investigações utilizando não só as tecnologias, alternativas científicas para elaborarem o seu produto, mas, também, oficinas, palestras, entre outras”, explica ela.


Durante a elaboração dos produtos, os estudantes fizeram pesquisas e puderam lidar com a construção do conhecimento, as interações sociais e atividades específicas relacionadas à escola, de forma que a cidadania sempre estivesse no centro da formação humana.


Entre os trabalhos que serão apresentados, há a preocupação com os eixos, como o "Gastronomia, numa visão sustentável", que reaproveita cascas de alimentos para fazer geleias, doces, sucos e chás. “Este é apenas um dos exemplos de diversas ideias dos nossos alunos”, comenta Helione.


EJA - A Educação de Jovens e Adultos é uma esperança na busca pela erradicação do analfabetismo. O número de matrículas nessa modalidade aumentou 4%, de 2.811.939 de alunos em 2016 para 2.928.958 para 2017, de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2017. 

Jornalista Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar