WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

24/10/2018 - Comitê da Bacia Hidrográfica do PN2 empossa novos Conselheiros

Uberaba passa a ter representatividade nos três Comitês integrados  pelo Município
 
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH PN2) empossou os novos conselheiros nesta terça-feira, 23, na sede da AMVAP em Uberlândia. Representando a Prefeitura de Uberaba, o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) Marco Túlio Prata, tomou posse como titular, fazendo com que Uberaba tenha representatividade no colegiado das três Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRH) de que o município faz parte: Baixo Rio Grande (GD8), Rio Araguari (PN2) e Baixo Paranaíba (PN3), sendo Marco Túlio o presidente do GD8.


De acordo com o secretário adjunto da Semam e presidente do GD8, fazer parte dos três comitês traz vários benefícios para Uberaba e região, como a possibilidade de apresentar e efetivar projetos de recuperação ambiental e ações de preservação e recuperação dos recursos hídricos. “É muito importante nossa participação nos Comitês, pois Uberaba tem voz ativa nas discussões e gestão dos recursos hídricos das bacias que estão dentro da área do município, além de garantir a proteção desses recursos para disponibilidade de água em padrões adequados para uso da população”, destaca Marco Túlio.


Rio Araguari. O rio Araguari atravessa a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, porção oeste do estado. Compreende área de 22.091Km² e passa por vinte municípios, com mais de um milhão de pessoas vivendo às suas margens. Nasce na Serra da Canastra, município de São Roque de Minas e passa por cidades como Araxá, Uberaba, Uberlândia e Araguari,  percorrendo 475 km antes de desaguar no Rio Paranaíba, na divisa com Goiás. Sua foz localiza-se entre as cidades de Tupaciguara e Araguari.


Rio Grande. Com mais de 143 mil km² de área de drenagem, a bacia hidrográfica do Rio Grande fica na região hidrográfica do Paraná, tem 60,2% de sua área em Minas Gerais e 39,8% em São Paulo. O GD8  compreende 18.726 km² e 525.693 mil habitantes dos 19 municípios que atende. O Rio Grande nasce na Serra da Mantiqueira, em Bocaina de Minas (MG), numa altitude de 1980 metros, e forma o rio Paraná ao se encontrar com o rio Paranaíba na divisa entre Santa Clara do Oeste (SP) e Carneirinho (MG).


Rio Paranaíba.  Nasce na Serra da Mata da Corda, no município de Rio Paranaíba, no estado de Minas Gerais, e após 1.170Km, junta-se com o Rio Grande. Com área de 26.894 km², o PN3 compreende 38,07% do território da bacia do Rio Paranaíba e passa por 21 municípios, atendendo 242.638 mil habitantes.

Jorn. Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar