WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/10/2018 - Projeto Amigo do Meio, da Escola Municipal Santa Maria, é aprovado pela ONU

Proposta é de funcionário público federal egresso da rede municipal de ensino
 
O Projeto Amigo do Meio, desenvolvido na Escola Municipal Santa Maria, em Uberaba (MG), foi aprovado para compor um circuito de divulgação de eventos da Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 16 de outubro foi o marco para o lançamento mundial do projeto, que envolve os alunos dos Grupos de Liderança da Rede Municipal. O projeto é fruto de pesquisa-participante de doutorado do uberabense Ricardo Almeida, gestor de pessoas e inovação tecnológica e doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e ex- aluno da Escola Municipal Santa Maria.


Uma das ações do projeto foi selecionada pela ONU, como conta Ricardo. “Refere-se ao ciclo de palestras para mobilização da escola sobre as práticas socioambientais que desenvolvemos desde 2017. Criamos um vídeo como ferramenta de comunicação no qual os alunos são os protagonistas”, diz. O vídeo estará disponível na próxima semana.


A aprovação foi do ONU-HABITAT para fazer parte do Circuito Urbano 2018, destacando iniciativas brasileiras que dialogam sobre temas relevantes para o meio ambiente, este ano com enfoque na gestão de resíduos e cidades resilientes. “Hoje fizemos o lançamento do vídeo com os grupos de liderança e depois faremos palestras com as turmas da escola, convidados e pais”, comenta. A programação na escola segue até 30 de novembro, sempre as quartas e quintas-feiras.


Valéria Salgado, diretora da Escola, considera uma grande oportunidade de mostrar o protagonismo na prática aos alunos, já que o projeto, desenvolvido por eles, teve reconhecimento internacional.


Amigo do Meio – O projeto é realizado na comunidade do bairro Santa Marta e, na Escola Municipal Santa Maria ganhou repercussão com educação ambiental e depois a prática na elaboração de ações como sinalização da escola em relação ao meio ambiente, coleta seletiva, economia de energia elétrica e fabricação de bolsas a partir de lona de banners publicitários. Com o mesmo material foi elaborada também a horta criativa. “Fizemos tudo com sustentabilidade, usando os recursos que encontramos ao nosso alcance”, explica Ricardo.

Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar