WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/10/2018 - Educação realiza Campanha de Combate ao Abandono Escolar

Objetivo é acompanhar e propor estratégias para evitar a baixa frequência de beneficiários do Bolsa Família
 
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Projetos Especiais realiza, neste mês de outubro, a Campanha de Combate ao Abandono Escolar, intitulada “Nenhum a menos na Escola”, do Ministério da Educação, que tem como finalidade acompanhar e propor estratégias para evitar a baixa frequência dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Em Uberaba, dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), indicam que no início de 2018, o número de beneficiários do Programa era de quase 7 mil pessoas, sendo que aproximadamente 5 mil cumpriram a condicionalidade, atingindo 79%.


Por isso, a campanha tem como objetivo alertar aos pais e/ou responsáveis sobre a importância de acompanhar os alunos, principalmente no que se refere ao comparecimento às aulas, como afirma Gleice Barcelos, chefe do departamento de Projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação.


Com essa finalidade, o Departamento está promovendo encontros em algumas escolas, convidando a comunidade ligada ao Bolsa Família para esclarecimentos e fortalecimento da campanha. Cada aluno, como Gleice explica, deve ter no mínimo 85% de presença escolar para que não haja o corte do benefício.


Neste contexto, faz-se necessária a intensificação de estratégias e ações de combate ao abandono e à evasão escolar no âmbito do Programa. A articulação intersetorial no Município, como indica o MDS, envolve três secretarias: Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, com a efetiva participação das redes de proteção social à criança e ao adolescente. A interação pode contribuir de forma decisiva e significativa na construção de alternativas para o enfrentamento e redução do abandono escolar que se caracteriza como uma das mais graves violações do direito à educação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Mais sobre o Programa Bolsa Família - No último período de coleta e registro da frequência escolar dos (as) beneficiários (as) do PBF, referente aos meses de junho e julho de 2018, a Secadi/MEC identificou no Brasil mais de 78 mil registros do motivo de baixa frequência ‘abandono escolar’, o que representa média de 39 mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 17 anos de idade, com registro de abandono escolar pelas instituições escolares.

Jorn. Monica Cussi

Comunicação Semed PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar