WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/10/2018 - Alunos já preparam projetos para a 1ª Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação

Ainda é segredo, mas os grupos dos Jovens Empreendedores da rede municipal já preparam os projetos para a inscrição da 1ª Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação, competição que estimula os alunos a pensarem em soluções criativas e funcionais referentes aos problemas da comunidade escolar. A ideia é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae Minas, envolvendo 30 escolas de ensino fundamental (alunos de 6º ao 9º ano).

A professora orientadora Maria Cléria Fernandes, da Escola Municipal Celina de Paiva Soares já colocou a moçada para pensar e estão elaborando um projeto relacionado ao meio ambiente, tecnologia e comunidade.

Já os estudantes da Escola Municipal Padre Eddie Bernardes escolheram a vertente de empreendedorismo social e, ao invés de apresentarem um produto, vão oferecer um serviço. “A ideia beneficiará a comunidade, com geração de renda, ligada à área ambiental”, diz a professora orientadora Íris Procópio, sem contar o segredo.

Cibele Caetano Resende, da Escola Municipal Maria Lourencina Palmério, já vai iniciar a rodada de gravação do vídeo para inscrição na Olimpíada. Ela relata ter certo entusiasmo dos alunos, que irão apresentar projeto na área de cultura e tecnologia, atendendo à comunidade escolar e dos bairros da região.

Assim como elas, os outros professores orientadores cumprem o cronograma proposto pelo Sebrae Minas na elaboração dos projetos, que incentivam a aplicação da tecnologia na educação.

Andrea Marques Lima, gestora local do programa Educação Empreendedora do Sebrae Minas afirma ser um novo passo na parceria de cinco anos entre a instituição e a Semed, que deverá multiplicar a cultura empreendedora na comunidade escolar, estimulando o protagonismo juvenil e aproximando a escola da comunidade, desenvolvendo os comportamentos empreendedores e fortalecendo as conexões do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação.

De uma forma didática, com metodologia bem definida, a competição é parte de um processo de formação de professores e alunos, a fim de que desenvolvam ideias, habilidades e projetos relativos ao empreendedorismo.

As escolas participantes já podem fazer a inscrição dos projetos no site da prefeitura,https://olimpiadasebraeuberaba.blogspot.com/ até o dia 31 de outubro. Em novembro, o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação, em parceria com Instituições de Ensino Superior, fará a mentoria para os projetos.

No dia 04 de dezembro, durante a Feira de Ideias, uma comissão avaliará cada projeto, dos quais serão classificados 10. Ao final, serão três vencedores.

Jornalista Monica Cussi

Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar