WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/10/2018 - Semana da Criança é comemorado com muita diversão e pedagogia na rede municipal

As unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed) prepararam para a Semana da Criança, atividades lúdicas que contemplem o sentido da comemoração para os alunos da rede, com o objetivo, também, de promover interações e criar espaços para que as crianças sejam felizes no ambiente escolar. São nas brincadeiras que a criança, por meio da imaginação, compartilha sentimentos e emoções e amadurecem os conhecimentos de raciocínio lógico, espírito de confiança, concentração, atenção, cooperação, dentre outros, como enfatiza Hevelyn Tatiane, chefe da seção de Educação Infantil.

As ações vão de encontro às propostas dos Planos Nacional e Decenal da Educação, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendendo as estratégias pedagógicas e de desenvolvimento dos alunos.

A programação nas escolas segue um cronograma livre de acordo com a disponibilidade de cada unidade, mas com uma variedade de ações pedagógicas. Na Escola Municipal Santa Maria, por exemplo, os alunos do Grêmio Estudantil (de 11 a 14 anos), fizeram apresentações e divertiram as crianças mais novas, no contraturno das aulas regulares.

A diretora da Escola Municipal Ricardo Misson, Raquel Faria informou que a culminância das atividades referentes ao Dia da Criança, acontecerá no dia 20 de outubro, com a presença da família na escola, das 14h às 17h, com um bolo gigante para as crianças e brincadeiras variadas.

Já em outra unidade, no Cemei Professora Maria Emerenciana Cardoso, haverá passeio de Trenzinho, confecção de brinquedos recicláveis, contação de história, técnica de relaxamento, entre outros. No outro Cemei, o Luciano Portelinha, os professores de educação física que coordenarão as atividades, além dos lanches e filme para as crianças, de acordo com a faixa etária.

Na Escola Municipal São Judas Tadeu, a segunda-feira já começou com brincadeiras populares. Wagno Dias, o diretor, conta que a semana terá atividades como brinquedolândia, festival de sorvete, Cinema na Escola, Festa Tropical: uma viagem através da história Madagascar, além de piquenique com a turma da Clarinha (Codau), no Parque das Barrigudas.

No Cemei Maria de Lourdes, a abertura da semana foi com apresentação teatral do Projeto “A Magia do Circo", com as professoras voluntárias Érica Salge e Chislaine, seguidad e uma tarde de brincadeiras.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 33 Cemeis e 05 Escolas de Educação Infantil, com atendimento de cerca de nove mil crianças, na faixa etária de 4 meses a 5 anos. Além disso, a Semed mantém convênio com 27 instituições filantrópicas.

Jornalista Monica Cussi

Comunicação Semed

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar