WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/10/2018 - FNDE visita Uberaba e avalia como positiva a gestão da Alimentação Escolar

“O ato de alimentar é também um ato político, porque eu compreendo a política como a ciência do bem comum, assim como é o ato de alfabetizar”
 
A Secretaria Municipal de Educação recebeu esta semana a visita de técnicos do Centro Colaborador em Alimentação Escolar (Cecane), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para fazer um diagnóstico junto ao Município, e traçar metas de acordo com o que é estabelecido em lei, sobre alimentação escolar. A avaliação prévia dos técnicos é de que Uberaba se encontra em destaque, com uma gestão positiva, como enfatizaram os agentes do Cecani IFSM, Jaqueline Marci e Rafael Mauri.


Rafael admite que Uberaba tem uma execução diferenciada do programa, principalmente quando se fala na terceirização da merenda escolar. “Tivemos encontros com os atores sociais do programa, como nutricionistas, visitas a algumas escolas da rede, agricultura familiar e o Município tem realidade diferente, com a terceirização com a empresa Nutriplus, com um trabalho de qualidade. Isso graças à importância que a Prefeitura dispensa ao programa, com 12 nutricionistas mais os profissionais da terceirizada”, elogia.


Os técnicos são convocados pelo FNDE para averiguar problemas detectados na execução do programa, porém reconheceram que Uberaba já apresentou proposta exequível para o equilíbrio na sua aplicação. “Consideramos uma iniciativa muito positiva, porque chegamos pensando que íamos encontrar uma situação e o problema já foi solucionado, com a boa gestão das equipes da Secretaria. O que vimos em Uberaba não se vê em qualquer lugar, é raro - e uma realidade muito assertiva”, completa.


Para ela,  de forma geral e pelos municípios que visitam, os gestores não veem a alimentação escolar como um fator importante. Enquanto outros municípios têm um ou dois nutricionistas para atender toda a rede, Uberaba conta com 12 profissionais da área. “Tudo contribui para essa gestão positiva, quando se tem a preocupação com a alimentação saudável no ambiente escolar, a parceria com a agricultura familiar. Os investimentos no programa são o grande diferencial de Uberaba”, enfatiza. 


Silvana Elias, secretária de Educação de Uberaba, que recebeu nessa sexta representantes de cinco cidades da região para formação com os técnicos do Cecane afirma: “Estamos aqui para ensinar, mas também para transformar uma nação. O ato de alimentar é também um ato político, porque eu compreendo a política como a ciência do bem comum, assim como é o ato de alfabetizar”, conclui.


Mariana Pangoni, chefe da seção de Alimentação Escolar e Nutrição, da Secretaria Municipal de Educação, considera que oferecer alimentação de qualidade para 26 mil alunos da rede municipal não é uma atitude apenas para cumprir a lei. A realidade é que muitas crianças e adolescentes ainda vão à escola esperando por uma refeição que não terão em casa. “O alimento, de certa forma, também ajuda na questão de evitar a evasão escolar, porque quando o aluno come, ele tem mais disposição para as atividades, consegue se desenvolver. É fundamental e é muito mais do que a exigência da lei. Fazemos pela educação e com muita qualidade”, comenta.


A alimentação escolar em números – em 2018 a Seção de Alimentação Escolar e Nutrição da Semed fez adaptações positivas para o trabalho nas escolas de educação nutricional, além de atender 27 creches conveniadas com o monitoramento, treinamento e aplicação do programa de acordo com a faixa etária.


Há também acompanhamento do trabalho da Nutriplus, inclusive com a reformulação do contrato, com oferta de itens mais saudáveis. como frutas e sucos, por exemplo, além da aproximação da Semed com o Conselho de Alimentação Escolar, com resolução de problemas em equipe.


Em 2013, a rede municipal contava com dois nutricionistas e hoje tem 12. Na agricultura familiar, no início da gestão Piau, compravam-se apenas 11%. Em 2017 a conta fechou em 43%. A expectativa para 2028 é de 80%.


Entre os atendimentos da Nutriplus e das conveniadas via FNDE, a Prefeitura de Uberaba investe R$ 20 milhões ao ano com alimentação escolar.


Jornalista Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar