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Educação e Cultura

28/09/2018 - Professoras da Rede Municipal apresentarão trabalho em Congresso Nacional de Educação

Artigo une teoria à prática e revela a dinâmica do trabalho de coordenadores pedagógicos
 
As educadoras Ana Teresa Teixeira Nunes e Sirlene Cristina de Souza foram avaliadas e aceitas, sem ressalvas, para a comunicação oral da pesquisa intitulada “Movimentos necessários à construção da identidade do coordenador pedagógico da rede municipal de ensino de Uberaba”, no V Congresso Nacional de Educação, que acontecerá de 17 a 20 de outubro, em Recife.


O estudo teve a finalidade de delinear o perfil do coordenador pedagógico da rede, reunindo informações com o intuito de avaliar opiniões, atitudes, experiências e perspectivas futuras dos pedagogos no cotidiano, nas diferentes unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Um dos objetivos do trabalho é de ampliar os movimentos de uma prática educacional favorável ao aprendizado, que desinstale a mesmice metodológica dos processos educativos e desafie práticas no campo de trabalho.


Entre as diversas análises realizadas pelas pesquisadoras, vale ressaltar um ponto importante, de que o coordenador pedagógico não é um “apagador de incêndios” na escola e, pressupõe novos conceitos sob a ótica da contemporaneidade e novos paradigmas da sociedade atual, na busca do reconhecimento e valorização profissional.


Ana Teresa é pedagoga, cursou Letras e é especialista em Língua Portuguesa. Atualmente exerce a função de coordenação da assessoria pedagógica, da Diretoria de Ensino da Semed. Ela explica que o artigo foi ampliado com a equipe da seção de Ensino Fundamental, que emitiram pareceres sobre os dados e informações descritas na realização dos grupos focais.


Sirlene Cristina é assessora pedagógica da Semed, historiadora, mestre em Educação e pesquisadora. “Eu sou nova na rede, mas fui acolhida e recebi essa proposta de fazer a pesquisa com a Ana Teresa, de transformar as experiências em produções acadêmicas”, conta.


“Sem o apoio da equipe da Semed, das coordenadoras pedagógicas, das assessoras e da Maria Inez De Martino, a diretora de Ensino, não estaríamos levando o nome de Uberaba a um Congresso Nacional. Aliar a teoria à prática foi o pressuposto para desenvolver o artigo em consonância com as equipes, fazendo uma leitura da realidade e transformando em fundamentação científica”, completa Ana Teresa.


Jornalista Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

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