WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/09/2018 - Grupos de Liderança promovem encontros com famílias nas escolas municipais

Aproximar a família da escola é um desafio da educação brasileira e em Uberaba, os alunos dos Grupos de Liderança, compostos pelos Grêmios Estudantis, Jovens Empreendedores e Agentes de Meio Ambiente, assumiram o compromisso de realizar encontros neste mês de setembro, com os pais, responsáveis e com a comunidade, para a interação entre ambos. Das 30 escolas de ensino fundamental, 22 já apresentaram aos pais e responsáveis as produções dos Grupos de Liderança.


A iniciativa conta com a participação dos professores orientadores, responsáveis pelos grupos, com realização do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, coordenado por Gleice Barcelos. Ela relata que além de levar os pais à escola, a experiência de ver o protagonismo dos filhos os incentiva a cooperar com a escola, sendo mais colaborativos e se sentindo responsáveis por dar o exemplo aos adolescentes.


Rosana Beatriz Getúlio Marçal, da seção de Assistência ao Educando, que também tem acompanhado os encontros, juntamente com equipe do projeto Escola e Família, conta ser um momento de interação, quando a comunidade conhece, de fato, o que os estudantes fazem no contraturno das aulas regulares. “Eles só agradecem. Os alunos se sentem valorizados e os pais entendem a importância de participar das ações e da vida escolar dos filhos”, diz.


Durante os encontros, os próprios estudantes explicam sobre cada grupo e como eles se tornaram protagonistas da comunidade estudantil. Os pais e responsáveis se sentem mais empenhados em incentivar os alunos a irem à escola, para participar os encontros dos Grupos de Liderança.


Para Rosana, as ações com os cerca de mil alunos dos Grupos de Liderança, apresenta uma nova proposta de escola, onde a evasão escolar fica menor, os alunos motivados e com autoestima mais elevada, os pais compreendem que precisam fazer o seu papel como os primeiros educadores, dentre outros fatores.


De acordo com ela, essas reuniões são uma prévia do que acontecerá no Fórum das Famílias, com data ainda a ser definida.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar