WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

25/09/2018 - Professores da rede municipal produzem textos em atividade de formação continuada

Duzentos e oitenta professores que atuam na rede municipal de Uberaba estão produzindo textos em cumprimento à carga horária da formação continuada, com o aval da Comissão de Avaliação e Validação das Produções Textuais, criada em junho de 2018. Esta modalidade é uma alternativa oferecida pela Secretaria de Educação em parceria com a Casa do Educador, para os profissionais que têm dois cargos e os horários de formação são incompatíveis.


O objetivo da comissão é de, além de emitir parecer sobre a produção textual, orientar os profissionais do magistério quanto à elaboração. Os educadores, já estão em plena produção, tanto que a comissão já recebeu aproximadamente 500 textos, dentre eles, relatos de experiência, artigos, poemas, contos, etc.


Vale ressaltar que a correção e a revisão dos textos têm caráter elucidativo. O trabalho não se resume a simplesmente corrigir textos. Há orientação bibliográfica apresentada a partir dos equívocos referentes à coesão, formatação, coerência, fidelidade ao tema escolhido e ao seu respectivo gênero textual, originalidade e expressividade.


O primeiro encontro formativo com os profissionais do magistério aconteceu na semana passada, com o intuito de auxiliá-los nas elaborações dos textos.


A presidente da Comissão, Maria Abadia Vieira da Cruz, acredita que a ideia é um presente para o educador que aceita o desafio de se tornar um escritor da sua própria trajetória profissional, carregando a experiência e as múltiplas oportunidades que a leitura e a escrita proporcionam e, também, “transformando a prática pedagógica com sentido, sensibilidade e responsabilidade, como a escola exige”.


Ela explica ainda que o professor faz sua produção e os responsáveis pela Comissão orientam sobre coerência, adequação ao tema e, principalmente, para que atenda às práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula, para que seja realmente uma formação continuada. Após a correção da Comissão, os profissionais readéquam os textos, que posteriormente serão validados. Os textos mais expressivos, avaliados pela Comissão, serão publicados futuramente online.


Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar