WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/09/2018 - Profissionais que atuam em escolas municipais participam de Curso de Brigada de Incêndio e primeiros socorros

Curso em parceria com a Semetra garante economia ao município 


A Lei Lucas, aprovada na semana passada, no Senado Federal, segue para sanção da Presidência da República, e tem objetivo de capacitar profissionais da educação para realizar os primeiros socorros nas unidades de ensino. Uberaba, mais uma vez, sai à frente, sendo uma das poucas cidades de Minas a realizar o Curso de Formação de Brigada de Incêndio, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Administração (SAD), por meio da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Semetra), com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), que disponibiliza o caminhão-pipa para as atividades práticas. Até dezembro de 2018, cerca de 450 profissionais que trabalham em escolase Cemeisdo Município receberão treinamentos teóricos e práticos sobre primeiros socorros e prevenção de incêndios.


Mônica Rodrigues, secretária adjunta da Semed, alerta que a formação não é somente para cumprir uma exigência do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, mas para preparar os profissionais para agirem corretamente e proativamente em casos de acidentes e incidentes nas unidades escolares.


Lemar de Oliveira Júnior, chefe da Semetra considera a parceria um ganho para a segurança dos profissionais, alunos e famílias, e também, para a economia do município, já que o curso se fosse ministrado por uma empresa particular, seria de grande impacto financeiro. “Até os alunos têm uma breve participação ao final do curso, que envolve conhecimentos práticos e teóricos de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios”, considera.


Para ele, muitas vezes os professores não sabem como lidar com casos corriqueiros, como um tombo em que a criança bate a cabeça ou um engasgo. Com o curso, ele afirma que os profissionais, estarão aptos a fazerem os primeiros socorros, além de saber manusear os extintores de incêndio. Depois que o curso é finalizado, os participantes recebem um certificado e é realizada uma simulação, com princípio de incêndio.


O curso tem duração de 12h e na próxima semana, a 15ª turma iniciará o curso na Casa do Educador, no período da tarde. Todos os profissionais de unidades escolares de educação infantil (0 a 5 anos), deverão participar do curso, e os de ensino fundamental, apenas 40% do pessoal.


Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar