WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/09/2018 - Alunos da rede municipal exercitam a política por meio de Pesquisa-ação

O objetivo é fazer um “censo” sobre recursos ambientais, sociais e culturais e apresentar ao Legislativo
 
Considerando o período eleitoral e a importância do exercício político de cidadania e protagonismo nos jovens, o Departamento de Projetos Especiais da Secretaria de Educação de Uberaba, promove, com alunos dos 30 Grêmios Estudantis, uma Pesquisa-ação, com objetivos de oferecer aos alunos a oportunidade de modificar sua realidade, a partir do próprio olhar, pois são eles que realizam o “censo” nos bairros das redondezas da escola onde estão matriculados. O levantamento deverá mapear recursos ambientais, sociais e culturais da comunidade para aprofundar a discussão e soluções, oferecendo sugestões de intervenção.


A Pesquisa-ação, como explica Gleice Barcelos, chefe do departamento, é uma metodologia que instrumentaliza a detecção da realidade e extrapola as soluções para amenizar ou resolver questões as levantadas.


Ela conta que a pesquisa encoraja os adolescentes a transformarem suas vivencias, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. “O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular os gremistas na atuação em suas comunidades” revela.


A primeira etapa foi a orientação de professores referência dos Grêmios e também dos alunos, disponibilizando material para o entendimento da ação, bem como a pesquisa. Gleice ainda cita o reconhecimento do espaço geográfico e social, assim como o despertar dos estudantes para a liderança e para as ações políticas, que começam em atividades como essa.


A segunda etapa é elaborar a matriz analítica dos dados, ressaltando os problemas mais recorrentes na comunidade, as sugestões e os assuntos mais relevantes que poderiam ser encaminhados ao Legislativo. “Mais importante do que a pesquisa, é o olhar do morador daquela localidade. Mais importante do que os dados, é a conscientização cívica dos nossos alunos, pensando que eles são o futuro do nosso país, que enfrenta muitos desafios, principalmente nas políticas públicas sociais”, comenta.


Os relatórios e sugestões compõem a terceira etapa do trabalho, que será apresentado, em reunião ainda a ser marcada, com os vereadores de Uberaba e candidatos a deputados da região exercitando, assim, a política de forma concreta, enquanto manifestação humana, de reconhecimento e intervenção coletiva na realidade.


Jornalista Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar