WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/09/2018 - Baixa Umidade Relativa do Ar modifica rotina das escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação alertou hoje a todas as escolas da rede municipal, sobre a baixa umidade relativa do ar que, segundo a climatologista Wanda Prata, Uberaba amanheceu nesta segunda-feira (10), com apenas 30% de umidade e no período da tarde poderia cair para 10%. A especialista informou que o quadro é preocupante, sendo que no domingo, o horário de queda na umidade se estendeu muito, das 12h às 17h. “Quando registramos esse índice, ele permanece por no máximo duas horas e, desta vez, foi bastante atípico”, ressalta.


A recomendação é que todos os alunos tomem, de hora em hora, pelo menos um pouco de água, além de evitar atividades físicas nesses dias. O cenário de umidade muito baixa continua até quarta-feira (12), no mínimo.


No Cemei Márcio Eurípedes Martins dos Santos, por exemplo, as atividades externas acontecem no pátio coberto e os alunos saem com mais frequência para tomarem água. E, durante a educação física, principalmente no período da tarde, os professores tomam cuidados para não expor os alunos ao sol e faz exercícios com pouco esforço e maior concentração.


Segundo Wanda, a baixa umidade extrema como é o atual cenário provoca diversas reações no organismo, como mal-estar e sangramento no nariz, por causa da falta de oxigenação no cérebro, podendo levar até ao AVC, principalmente em idosos.


Nas escolas, algumas medidas são tomadas para evitar situações de risco, como por exemplo, substituir atividades físicas por outras, como leitura em locais arejados. “O ideal é não correr, para não aumentar a falta de oxigenação do cérebro”, acrescenta.

Jor.a Monica Cussi
Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar