WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Servidor Público

05/09/2018 - Sindicatos acompanham ações do Comitê de Gestão, ante falta de repasses pelo Estado

O Comitê de Gestão Eficiente da Prefeitura de Uberaba se reuniu na manhã desta terça-feira (4) com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Uberaba (SSPMU) e do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), para esclarecer detalhes sobre o atraso de repasse do Estado, principalmente no que diz respeito ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica/Fundeb que impacta a folha de pagamento dos professores, bem como pontuar as preocupações, ações de economia e os reflexos na gestão financeira do Município.


Estabelecendo transparência diante da situação, os sindicatos estão acompanhando as ações de perto e o Comitê assegurou novas reuniões para que o diálogo seja contínuo. A equipe externou a preocupação do Governo de Uberaba diante das expectativas de arrecadação do Município para garantir o pagamento dos servidores, esclarecendo todas as medidas que já estão sendo executadas para priorizar os serviços emergenciais e a remuneração.


Folha de pagamento. O secretário de Finanças, Wellington Fontes, esclarece que diante do atraso de repasses pode haver atraso no pagamento da folha. “Se não houver repasse do Estado, vai haver um pequeno atraso na folha. Estivemos reunidos com os sindicatos justamente para esclarecer estas informações e deixá-los a par de todos os procedimentos que estamos adotando. O motivo se dá diretamente à falta de repasses do Estado”.


De acordo com o secretário de Administração, Rodrigo Vieira, após o decreto de contenção de gastos, todas as ações do Município tem como foco o servidor público. “Nossas ações visam, em primeiro lugar, garantir o salário do servidor. A relação com os sindicatos é positiva e eles também entendem sobre a retenção do dinheiro por parte do Estado e estão acompanhando esta situação. Estamos mobilizando todos os esforços, para garantir a folha do servidor em primeiro lugar”. Ele lembrou que o pagamento do servidor é de suma importância também para a economia local, pois recebendo ele gasta no comércio.


Avaliação. O presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, pontua que a iniciativa do Município em se reunir com os sindicatos e tratar a situação com transparência é de fundamental importância. “Vemos a situação com preocupação, mas por outro lado vemos que a Prefeitura está fazendo todos os esforços para tentar sanar da melhor forma possível. É importante que o servidor fique atento, e se houver atraso não é por conta da Prefeitura e sim do não repasse do governo do Estado. Entendemos a situação, mas vamos trabalhar juntos para que essa situação se resolva da melhor forma”.


Bruno Ferreira, presidente do Sindemu, também esteve presente e manifestando preocupação, destacou que todos estão acompanhando a questão de recursos. “Precisamos que esse recurso do Estado chegue o mais rápido para que fique garantido o pagamento em dia. Vamos ter mais reuniões e estamos acompanhando tudo de perto para poder tentar achar soluções e evitar os atrasos”.


Pagamento. O secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes destaca que o vale alimentação já está assegurado para o dia 14, fruto de trabalho conjunto das ações de economia. “A Secretaria de Finanças e Administração tem mantido um laço estreito com os sindicatos para socializar estas informações, o que é fundamental nesta relação, e tudo tem sido tratado de forma muito transparente. Dessa forma conseguiremos superar as dificuldades”, avalia.


Notificação. O Conselho do Fundeb também notificou o Governo de Minas para que faça o repasse do fundo de forma regular.
 
Jorn. Luiza Carvalho
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Servidor Público



Voltar