WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/09/2018 - Escolas municipais crescem no Ideb e encostam na meta prevista para 2022

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que reúne indicadores importantes para a condução das políticas públicas em educação no País. Os dados específicos de Uberaba, relativos a 2017, indicam que nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), as escolas municipais avançaram 0,2 pontos no ranking geral, atingindo 5,1. Nesta etapa, a meta estabelecida pelo Ideb é de 4,9. Já nos anos iniciais (1º ao 5º ano), houve perda de 0,1 ponto em relação aos registros de 2015, totalizando 5,8. A meta para 2022 é de 6 pontos.


O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, no caso a Prova Brasil para os municípios. Neste exame, que mede a proficiência dos alunos em língua portuguesa e matemática, Uberaba teve excelente desempenho, com crescimento. Os índices das escolas municipais de Uberaba relativos a 2015 e 2017, respectivamente, são: em língua portuguesa (5º ano), aumento de 214 para 216; em matemática (5º ano), empate em 222. Para os 9º anos, em língua portuguesa os índices cresceram de 267 para 271, e de 265 para 267 em matemática.


Acertando. Silvana Elias, secretária de Educação, considera os desafios da Educação no País, principalmente em momentos econômicos tão adversos como os dos últimos anos, mas pontua os resultados do Ideb como indicadores de que a educação em Uberaba está no caminho certo. Para ela, o crescimento na pontuação da proficiência (aprendizagem) é o foco de todo o trabalho realizado nas unidades escolares municipais mostrando, de fato, que o aluno aprendeu com qualidade. A secretária pontua que as escolas municipais já estão quase na meta ideal, quatro anos antes.


Maria Inez Pucci De Martino Prata, diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), indica que a Prova Brasil é o reconhecimento do trabalho realizado nas escolas e da preocupação com a qualidade do ensino, com investimentos em formação de professores, estímulo à leitura e atenção à alfabetização, com o Pnaic (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa).


Planejamento. A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no País e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.


Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do País.


Destaque – As escolas municipais alcançaram índices muito positivos, na opinião da equipe técnica da Semed, pois a meta para 2017, nos anos finais no Brasil, era de 4,6 e atingiu-se 5,3 neste período. Já para os anos iniciais, a meta nacional era de 5,1, sendo que em Uberaba nas unidades do Município, o índice chegou a 5,8. Entre as escolas municipais participantes da Prova Brasil nos anos iniciais, 80% alcançou nota acima de 6. E nos anos finais, 62% das unidades alcançou a meta 6.


Silvana Elias observa que o crescimento do índice nos anos finais significa um avanço para a educação municipal, pois é o maior desafio para reter o aluno na escola. Porém, ela alerta que a escola tem a responsabilidade de ensinar e a família tem o dever de lutar para assegurar a presença do aluno na escola, acompanhando a participação. Faltas, abandono, evasão e reprovações são indicadores para a nota do Ideb.
 
Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar