WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/09/2018 - Concurso de Receitas Culinárias da rede municipal está com inscrições abertas

O 3º Concurso de Receitas Culinárias do Programa de Alimentação Escolar, da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, está com inscrições abertas, com objetivos de buscar o reconhecimento das profissionais que atuam na preparação da alimentação escolar nas escolas da rede, além de motivar as participantes a elaborar receitas culinárias que apresentem sabores agradáveis e satisfatórios, com valores nutricionais.

O concurso é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças/Seção de Nutrição e Alimentação Escolar, em parceria com a empresa Nutriplus. Poderão participar as profissionais (cozinheiras e auxiliares de cozinha), que exerçam diretamente o preparo da alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino (Escolas Municipais Urbanas e Rurais, Cemeis e Instituições Conveniadas) da cidade de Uberaba-MG.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de setembro. A participante deverá preencher a ficha cadastral que estará disponível na secretaria da Unidade Escolar em que trabalha, ressaltando que poderá ser apresentada somente uma receita inédita no ato de inscrição. As receitas deverão ser apresentadas como no regulamento, com ingredientes, equipamentos utilizados, modo de preparo, tempo de preparo e rendimento. O regulamento está disponível no Porta-Voz do dia 22 de agosto de 2018 (nº 1634), páginas 24 a 27, no site da Prefeitura de Uberaba http://www.uberaba.mg.gov.br:8080/portal/acervo/portavoz/arquivos/2018/1634%20-%2022-08-2018.pdf.

Os avaliadores serão quatro nutricionistas e três técnicos da Semed, considerando critérios de classificação: criatividade, praticidade, originalidade e utilização dos gêneros alimentícios especificados no regulamento. Na primeira etapa serão selecionadas cindo receitas, das quais serão escolhidas três, que receberão premiação. Já a melhor receita será inserida no cardápio da alimentação escolar da rede municipal e das instituições conveniadas. As dez melhores receitas serão publicadas em um livro que será disponibilizado online no site da Prefeitura de Uberaba. A etapa final acontecerá no dia 06 de outubro das 8h30 às 10h30, no laboratório de Nutrição da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

Lista de Ingredientes permitidos na preparação da receita: carnes (carne bovina igual ou semelhante a acém, em iscas ou moída; carne suína igual ou semelhante a lombo, em iscas; filé de peito de frango; atum); temperos (óleo, sal, cebola, alho, cheiro verde); hortaliças (abóbora cabotiá, abobrinha, acelga, alface, batata doce, batata inglesa, cará, cenoura, chuchu, couve, ervilha, mandioca, milho verde, repolho, tomate); outros (amido de milho, arroz, extrato de tomate, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão, leite integral, macarrão, manteiga, margarina, ovos de galinha, pão).

 

Monica Cussi

Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar