WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

25/08/2018 - XXII Congresso de Educadores da Rede Municipal promove formação de três mil pessoas

O Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba terminou nesta sexta-feira com a participação de três mil pessoas, entre educadores de Uberaba e de municípios da região (Amvale), em palestras que aconteceram no Praça Uberaba Shopping e no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

O prefeito Paulo Piau, que esteve na abertura do Congresso ao lado da primeira-dama Heloísa Piau, observou a importância da formação dos profissionais com a certificação. “Se queremos fazer uma educação de qualidade, devemos apontar o caminho para continuarmos sendo os primeiros em Minas, entre os municípios acima de 100 mil habitantes”, lembra.

Promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação/Casa do Educador “Professora Dedê Prais”, o evento lotou o Praça Shopping nos três dias de formação e a abertura foi com o psicólogo Rossandro Klinjey, que abordoou temas diversos para a reflexão dos profissionais do magistério. “Não devemos desconsiderar que condições adversas devem ser mudadas, e temos que trabalhar para ter mais justiça e cuidado. Enquanto não conseguimos a justiça social, devemos fazer da sala de aula um lugar educativo, dando o nosso melhor para os nossos alunos”, completa o palestrante.

As professoras Déborah Cristina Honório e Valdirene de Oliveira e a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Sacramento estiveram no Congresso na quinta-feira e se mostraram muito entusiasmadas com o conteúdo oferecido aos professores. Déborah comentou que foi uma pena não poder participar dos outros momentos.

Outras discussões aconteceram com temas variados como “A escola, leitura e escrita na Educação Infantil”; “Encantando na arte do aprender”; “A escola como um espaço/tempo formador do ser humano Escola: para que pesquisar?”; e ainda a participação do Grupo Emcantar.

O encerramento foi com apresentações artísticas e happy hour com a banda Deck e a palestra da secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias, que lançou perguntas instigantes aos participantes, com questionamentos sobre o papel do professor e aonde ele pretende chegar para contribuir com um mundo melhor. “É preciso ressignificar a educação, fazendo com que os alunos tenham liberdade para a oralidade, para a contraposição, para a criação e desenvolvimento de habilidades que não estejam nos boletins. Precisamos de pessoas preparadas com o espírito de uma educação que instiga, acolhe, olha para o outro como a forma mais original de ser, no futuro, um agente transformador.

Regina Paronetto, uma das organizadoras do Congresso, chefe de Formação Profissional da Casa do Educador ressaltou que a escolha do local e os parceiros foi acertada, bem como o evento, que atingiu o objetivo de levar mais conhecimento aos educadores, principalmente aqueles que levaram à sério o compromisso de estar no evento. “Só temos a agradecer a permanência das pessoas e participação nas palestras, todas lotadas. Agradecer também aos nossos diversos parceiros, como o Praça Shopping, o Codau e a Fundação Cultural, dentre outros, que nos proporcionaram momentos de aprendizado e felicidade. Aos professores da rede municipal, nosso muito obrigado”, finaliza.

Durante o evento, compareceram também representante da Superintendência Regional de Ensino, os vereadores Rubério Santos e Allan Carlos, presidente e 1º secretário da Comissão de Educação da Câmara Municipal, representantes de diversas instituições parceiras, diretoras e assessores da Secretaria Municipal de Educação e o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques.

Monica Cussi

Comunicação Semed PMU

 

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar