WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/08/2018 - Alunos da rede municipal recebem premiação do programa Campo Limpo

Sete escolas municipais participaram, nesta quarta-feira, da entrega de premiação de desenhos e redação, do programa Campo Limpo, promovido pela Central de Recebimentos de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, do InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). O tema deste ano foi: “Resíduos Sólidos, responsabilidade compartilhada – a contribuição das famílias”. Durante o programa, alunos receberam orientação, com apoio dos Agentes de Meio Ambiente, e participaram de atividades relacionadas ao tema, produzindo material para participar do concurso. Os premiados foram alunos das escolas municipais Frei Eugênio, Arthur de Melo Teixeira, Esther Limírio Brigagão, Olga de Oliveira, Padre Eddie Bernardes, Joubert de Carvalho.

De acordo com a gestora da Central, Jucelene Santana, neste dia se celebram os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil, e o reconhecimento dos elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público). “Das embalagens vazias, produzem-se 17 itens, como embalagem para óleo lubrificante, barricas de papelão e caixa de bateria automotiva”, pontua.

Para isso, a Central promove ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades e encontros com autoridades locais, entre outras iniciativas, realizadas no entorno das unidades de recebimento, que estimulam a comunidade local a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que podem desempenhar nesse esforço.

Gleicemar Barcelos, chefe do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, considera o projeto uma excelente iniciativa, principalmente com alunos das escolas do campo, a educação interdisciplinar, aonde o aluno pode aprender com o que vivencia na prática. Além disso, o trabalho pedagógico realizado pelo professor, de acordo com o tema, tem relevância no resultado do aprendizado como um todo e na premiação, claro. 

Ecoeficiência do Sistema (dados de 2002 a 2017). Energia economizada é suficiente para abastecer 2,5 milhões de casas durante um ano; Evitou o correspondente à geração média de resíduos de uma cidade de 500 mil habitantes durante 11 anos; Emissões evitadas: 625 mil t CO2 e; 1,4 milhões de barris de petróleo deixaram de ser consumidos; 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas no Brasil são destinadas pelo inpEV.

A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas de Uberaba é gerenciada pela Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento, integrando uma malha de 62 postos e centrais presentes no estado. A unidade atende agricultores de todo o Triângulo Mineiro. Todo o material recebido no local segue para a destinação final, reciclagem ou incineração, por meio do inpEV - instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.

Monica Cussi
Comunicação Semed /PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar