WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

01/08/2018 - Arquivo Público lança Guia do Acervo Documental de 2018

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Superintendência do Arquivo Público disponibiliza para a população o Guia do Acervo Documental de 2018. O material já pode ser consultado pelo sistema online. A tecnologia facilita o acesso do público à documentação histórica sob a guarda do AP.

O importante instrumento de pesquisa registra a totalidade do acervo municipal, possibilitando ao cidadão consultá-lo gratuitamente, de qualquer lugar, via internet. Segundo a superintendente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik, os municípios são obrigados por lei a zelar pelos documentos históricos. Além de prover a administração de uma política de gestão desses documentos.

“Arquivos Públicos são locais de guarda, preservação, organização, acesso e difusão de acervos documentais, sejam de natureza textual, cartográfica, bibliográfica, sonora, filmográfica, fotográfica, iconográfica, micrográfica ou digital”, explica.

Para a superintendente, os acervos precisam ter vida e por isso são estudados e interpretados para construção da memória institucional do País, Estado ou Município em seus mais diversos aspectos históricos: administrativo, econômico, social, ambiental, religioso e cultural. Por isso é de suma importância a preservação do material e que a população tenha acesso a ele.

“É a preservação da memória enquanto registro, possibilitando construir uma interpretação sobre nosso passado, o que viabiliza fortalecer a identidade do povo, da sociedade, da família e do indivíduo”, finaliza.

O Guia do Acervo Documental de 2018 pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Uberaba: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,10403, ou pelo Blog do Arquivo Público: http://arquivopublicouberaba.blogspot.com/2018/07/guia-do-acervo-da-superintendencia-do.html.
 
Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar