WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/07/2018 - Prefeitura lança projeto que oferece Passe Escolar gratuito para alunos de 6º ao 9º

Inicialmente será  para moradores do Rio de Janeiro B

 

No sábado (28), a Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação promoveu reunião no bairro Rio de Janeiro, módulo B, com os responsáveis de alunos cadastrados quanto à necessidade do transporte escolar, para o segundo semestre de 2018, naquela comunidade. O encontro aconteceu no Circo do Povo e as equipes da Semed explicaram o projeto Caminhos da Escola, que fornecerá Passe Escolar gratuito para alunos do 6º ao 9º ano. A medida foi desenvolvida a partir de um estudo de custos e viabilidade apresentado ao prefeito, que implica na economia de quase R$ 2,5 milhões, quando alcançar todos os usuários que já utilizam o transporte escolar dessa faixa etária.

A proposta mostra o cuidado do governo municipal quanto à educação, já que os alunos estudam em escolas distantes do bairro, onde ainda não há unidades escolares. As famílias foram comunicadas também sobre temas relacionados à vida escolar dos filhos, principalmente ao que se refere à frequência e como eles poderão ter acesso ao Passe Escolar PMU.

Projeto Caminhos da Escola - O passe é um cartão fornecido pela empresa de transporte urbano (Transube), que conterá um número de passagens, de acordo com o calendário escolar, para o deslocamento de alunos do 6º ao 9º ano, residentes no Residencial Rio de Janeiro B, que fizeram cadastro anteriormente. Os passes serão oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Uberaba.

O Passe Escolar PMU é intransferível e o aluno terá direito a duas unidades diárias, para o caminho de ida e volta da escola, contando com o sistema integrado do transporte público de Uberaba. Caso o aluno tenha três faltas consecutivas injustificadas, o crédito do cartão será automaticamente bloqueado. O número de passes do cartão será creditado automaticamente. Por exemplo, se houver 20 dias letivos no mês, serão creditadas 40 unidades (ida e volta);

Os alunos da rede municipal, de 6º ao 9º ano, que já utilizam o transporte escolar também serão incluídos no projeto, ainda no segundo semestre, com tempo hábil para que os pais estejam plenamente informados e orientados pela Secretaria Municipal de Educação.

Vale lembrar, que esse primeiro momento de retorno às aulas, o atendimento será exclusivo para o Rio de Janeiro B, visto que o ano letivo volta na quarta, dia 01 de agosto e as famílias precisam se organizar para o aluno frequentar a escola.

Depoimento – A dona de casa Cintia da Silva agradeceu ao prefeito Paulo Piau e à secretária de Educação Silvana Elias e equipe por terem explicado sobre um assunto que estava tirando as noites de sono dos pais de alunos. “O cuidado que vocês tiveram de vir aqui, num sábado de sol, nos dar essas notícias, acalentou o nosso coração. Muito obrigada!”

Como fazer o Passe Escolar PMU?  - Para receber o benefício, os responsáveis devem estar atentos às seguintes orientações: os alunos devem estar matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e serem moradores do Rio de Janeiro B. Para quem não tiver o CPF, a partir de hoje (30), a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), que fica no Praça Uberaba Shopping Center, terá um guichê especial para atender à demanda. Os documentos necessários são: Certidão de Nascimento ou RG do aluno e endereço com CEP.

 De posse do CPF, os pais devem procurar, o mais breve possível, a Transube (Praça Rui Barbosa, 300 – Elvira Shopping, sala 23 – 2º piso), para fazer o Passe Escolar PMU, com os seguintes documentos em mãos: Certidão de Nascimento ou RG, CPF e informar o endereço com CEP.

Para quem não fez o cadastro à tempo, o sistema para o cadastro de alunos junto à Secretaria de Educação deverá ser realizado até o dia 31 de julho (terça), da seguinte forma: entrar no site da prefeitura: www.uberaba.mg.gov.br, clicar no banner que estará disponível e responder às perguntas. Caso não tenha acesso à internet, procurar o balcão de atendimento na Prefeitura de Uberaba, somente nesta terça, das 12h às 17h, com os documentos: CPF do responsável e do proprietário do imóvel e endereço.

A Secretaria Municipal de Educação também disponibilizará o telefone 34 3318 0795 (Edileusa).  

Monica Cussi

Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar