WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

27/07/2018 - Uberaba recebe evento sobre Sustentabilidade na Gestão Pública

A palestrante do evento, Patrícia Fasano fez questão de ressaltar a importância da cidade em relação às ações realizadas em prol de ações de sustentabilidade
 
Discussão sobre o uso consciente de recursos sustentáveis foi o tema de abertura do curso de Sustentabilidade na Gestão Pública, que teve início na nesta quinta-feira (26) e segue até sexta-feira (27), no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba.
 
A cidade é a primeira de Minas Gerais a receber o ciclo de palestras que acontecerá também em outras 12 cidades, de quatro estados, sendo Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio Janeiro. Ao todo foram disponibilizadas 60 vagas e todas foram preenchidas por profissionais e gestores municipais de várias cidades.
 
Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Programa das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente, o curso Sustentabilidade na Gestão Pública busca apresentar soluções sustentáveis a fim de reduzir gastos nos três poderes: Federal, Estadual e Municipal. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Paulo Piau que falou sobre a importância de desenvolver e aplicar ações desse cunho. “Nos tempos atuais, a sustentabilidade deve ser tratada com muito cuidado por ser algo importante. Temos a responsabilidade de produzir e preservar de forma sustentável, e essa pressão que existe hoje é positiva. Fiz parte da elaboração do Código Florestal e visamos exatamente isso, uma maior produtividade em áreas cada vez menores”, disse o prefeito durante a abertura do evento.
 
Piau destacou ainda que o assunto, antes era tratado apenas nos países considerados de primeiro mundo, passou a ser discutido também em países como o Brasil, que avança nesse setor. “A sustentabilidade passou a ser trabalhada nos subgovernos nacionais, que são as prefeituras, que por sua vez, exerce papel fundamental na propagação desse assunto. Essas pequenas mudanças vindas de cada pessoa e, principalmente, de cada gestor faz a diferença. Esse é o nosso papel”, completou.
 
Quem também esteve presente na ocasião foi o secretário de Meio Ambiente, Carlos Messias. Ele aponta que “a sustentabilidade envolve um tripé econômico, social e ambiental e, nos grandes e médios centros encontramos grandes problemas nesses setores, principalmente em relação aos resíduos sólidos, que é a questão do lixo urbano produzido. A gestão da água, a limpeza da cidade são outros pontos a serem discutidos seriamente. Isso tudo reflete diretamente na parte social”, falou.
 
Palestra
Responsável pelo ciclo de palestras, a advogada na área de Direito, especializada em Gestão Pública, Educação Ambiental e Direito Ambiental, Patrícia Fazano, explicou que o evento organizado pelo Ministério Ambiente busca municípios que são destaques em ações sustáveis e servem de referência para outros gestores.


“O Ministério do Meio Ambiente é o gestor e coordenador da agenda ambiental na administração publica – que forma a A3P (Agenda, Ambiental na Administração Pública) que faz parte da ONU Meio Ambiente e desde 1999, trabalha diretamente nessas ações ligadas a administração pública”, diz.

Sobre a escolha de Uberaba e dos demais municípios estão previstos em edital da ONU, porém, a escolha definitiva visa alguns pontos como: o trabalho que o município desenvolve em relação ao meio ambiente, as atividades promovidas pela gestão e quais ações sustáveis, como descarte correto do resíduo sólido, que aquele gestor promove.  

“Uberaba é vista com muitos bons olhos, tanto pelo Ministério do Meio Ambiente quanto pela ONU que são responsáveis pelas escolhas dos municípios. Nesses dois dias de debate iremos discutir e envolver os participantes sobre os assuntos que envolvem recursos públicos, geração de resíduos, compras públicas sustentáveis, construções públicas sustentáveis, qualidade de vida no ambiente de trabalho e a sensibilização e capacitação dos gestores públicos e dos servidores. O foco da A3P é voltado para o servidor para resgatar a autoestima promovendo sempre a sustentabilidade no ambiente de trabalho”, garante.
 
Patrícia fez questão de falar que a economia, quando bem aplicada, promove grandes feitos na administração pública e é revertida à população.
“Tanto a União, o Estado e o município buscam um contingenciamento. Por isso, se todos os recursos forem bem aplicados os resultados serão positivos”, ressalta.
 
Programação
O cronograma do evento segue nesta sexta-feira (27), com o tema Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal.  Lembrando que o ciclo de palestras acontece no auditório do Centro Administrativo, das 8h às 17h.
 
Jor. Sabrina Alves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar