WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

25/07/2018 - Arquivo Público lança E-Book de relíquia do Século XX

A publicação rara, do início do século XX, já está disponível pela internet. A prefeitura de Uberaba, por meio da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba digitalizou alguns exemplares da Revista Uberaba, considerada uma raridade do acervo público do município.

As publicações de 1901, 1904 e 1905 trazem temas diversificados do cotidiano da época, descritos em forma de poemas, poesias, sonetos, ensaios e crônicas. Além disso, estão presentes na Revista, obras cômicas (sarcásticas), biografias, artigos científicos, previsões, estudos históricos e até mesmo propagandas de diversos estabelecimentos da cidade como livrarias, escritórios, entre outros.

A superintendente do AP, Marta Zednik, explica que o trabalho faz parte de um projeto de Preservação e Conservação do Acervo Municipal, que visa garantir a integridade dos documentos históricos e principalmente o amplo acesso à informação. “Esse processo de modernização é extremamente importante para a pesquisa acadêmica e da própria comunidade. Isso divulga o acervo da instituição, a pessoa pode fazer a consulta sem sair de casa”, ressalta.

Desde o início do processo de digitalização do acervo até agora, o Arquivo Público de Uberaba lançou um total de 23 publicações pelo sistema E-Book. Os materiais podem ser acessados pelo site da Prefeitura de Uberaba www.uberaba.mg.gov.br ou ainda pelo ou pelo Blog da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba http://arquivopublicouberaba.blogspot.com
 
Segue a lista das publicações digitais: 
Uberaba; história, fatos e homens - Borges Sampaio
Revistas (6 volumes)
Almanachs Uberabenses (9 volumes)
Histórico da Maçonaria em Uberaba
Catálogo Documental para Estudo da Escravidão em Uberaba
História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central por Hildebrando Pontes
Uberaba Revisitada - Álbum Fotográfico
Anais dos Livros de Atas Câmara Municipal de Uberaba Século XIX - 1857 a 1900 - Volume Revista Memórias Thomaz de Aquino Prata "Padre Prata"
Revista Memórias Nacional Futebol Clube
 
Jornalista – Melissa Paroneto
Secom / PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar