WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/07/2018 - Educadores da rede municipal participam de vivência em comunidade Quilombola neste fim de semana

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação/Casa do Educador, dando continuidade ao curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais, realiza, neste fim de semana, visita programada a uma comunidade Quilombola, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 


As aulas acontecem até dezembro de 2018, ministradas por profissionais da Fundação Cultural de Uberaba e das universidades envolvidas, com oficinas, debates e a vivência em duas comunidades quilombola, em Paracatu (MG), neste fim de semana. Cerca de 15 professores estarão presentes. No segundo semestre, haverá também Seminários Temáticos, estudos orientados e divulgação científica. 


O curso é uma das ferramentas de cumprimento da Lei 10.639, que indica a inserção da discussão étnico-racial nas escolas. O curso é uma amostra de como a rede municipal está tratando o tema, considerado de suma importância pela secretária de Educação, Silvana Elias. 


Maria Abadia Vieira, da Casa do Educador e uma das organizadoras do curso, comenta sobre a importância da rede municipal em fomentar a discussão entre os professores, para que estejam preparados para a prática e a inserção do assunto em sala de aula. Para ela, a vivência será o ápice do curso, dentro das comunidades, onde os professores terão uma rica experiência. 


Silvana Elias defende a implementação da cultura afrodescendente nas escolas, consolidada com o início desse curso. “Precisamos educar para a tolerância, para a diferença, para o acolhimento, para o respeito para a adversidade, compreendendo que o ser humano é de diversas dimensões, seja ela subjetiva ou étnica”, diz. 
  
Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar