Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Arquivo Público

20/07/2018 - Arquivo Público adquire acervo de 45 anos do Jornal da Manhã

Prefeitura de Uberaba e Superintendência de Arquivo Público assinaram o contrato de aquisição do acervo do Jornal da Manhã nesta quinta-feira (18). O período adquirido é desde a primeira edição do jornal, que circulou no dia 25 de julho de 1972, até a presente data, totalizando 45 anos de material.
 
Estiveram presentes na assinatura do contrato o prefeito Paulo Paiu, o secretário de Governo, Antônio de Oliveira, o secretário de Administração, Rodrigo Vieira,  a secretária de Comunicação Keila Riceto, o presidente da Codiub, Denis Silva, a superintendente do Arquivo Público Marta Zednick de Casanova, a presidente do Grupo JM de Comunicação Lídia Prata Ciabotti e Luiz Ciabotti, diretor do Grupo.
 
O prefeito Paulo Piau destaca que a aquisição desse acervo é importante para guardar a memória de Uberaba, além de fornecer o material como fonte de consulta permanente para os historiadores, estudantes, pessoas que precisam de uma informação familiar, documental, bem como fonte de negócios por meio do turismo histórico. “Nós adquirimos todo o acervo do Lavoura e Comércio. Adquirimos um período do Jornal de Uberaba, ta lá no Arquivo Público também, e agora adquirimos os 45 anos do Jornal da Manhã. Estamos fazendo um investimento na preservação da história de Uberaba”, ressalta o prefeito.
 
Já a presidente do Grupo JM de Comunicação, Lídia Prata Ciabotti, enfatiza que o contrato assinado significa transferir para o município a memória do que aconteceu em Uberaba ao longo desses anos todos. “São quase 46 anos de história retratados nas páginas do jornal e uma forma de manter para as próximas gerações o que foi o passado de Uberaba e o que é presente hoje. Como foi a obra da Leopoldino de Oliveira, que antes era um córrego a céu aberto, a implantação dos corredores do BRT que está acontecendo. É uma forma de preservação, porque o Arquivo Público tem condições técnicas de ter todas essas coleções de papel”, relata Lídia.
 
De acordo com os secretários de Administração e de Governo, o próximo passo é encaminhar o documento para a Secretaria de Governo, para ratificação do pagamento e entrega do acervo, por parte do Jornal da Manhã para que o trabalho de preservação seja iniciado.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub