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Educação e Cultura

18/07/2018 - Projeto de professora da rede municipal é classificado para segunda fase do Prêmio Arte na Escola Cidadã

O projeto “Um doce olhar para o meu lugar”, elaborado pela professora de artes, Ana Raquel da Silva, foi selecionado para a segunda fase do Prêmio Arte na Escola Cidadã, o maior da categoria, que identifica iniciativas transformadoras no ensino de Artes no Brasil, fazendo um mapeamento dos trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões.

Em Uberaba, o projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Vicente Alves Trindade, localizada em Santa Rosa, 10 Km do perímetro urbano. Os protagonistas são os alunos do 9º ano noturno, moradores das fazendas e comunidade ao redor. Com aulas às sextas-feiras, quando os alunos trabalham durante o dia e ainda precisam estudar à noite, ela pensou em aliar a prática pedagógica a algo bem atrativo.

A ideia foi de propor uma metodologia que incluísse o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), por meio do uso do celular, com os grupos de WhatsApp e redes sociais. A tarefa deles seria de fotografar imagens do cotidiano, das quais seriam feitas releituras em sala de aula e utilização de outros recursos de mídia, como a música “Deus e Eu no Sertão”, de Victor Chaves. Além disso, ela utilizou o laboratório de informática da escola para a pesquisa sobre o Impressionismo. “Eles viram que muitas das fotografias deles tinham características do impressionismo e faremos uma exposição com as fotografias, intitulada Conhecer para pertencer”, conta.

O trabalho, envolveu também outras áreas, com a disciplina de literatura, por exemplo, em que os estudantes fizeram poesias sobre as fotografias e os fatos cotidianos registrados.

Para Ana Raquel, participar do prêmio e ser classificada significa muito mais do que apenas um reconhecimento do valor do trabalho, mas sim a valorização dos alunos e suas produções. “O projeto faz parte da educação patrimonial, no qual podemos observar que tudo tem história e que podemos sim fazer o melhor com o pouco que temos”, completa.

“A avaliação como processo continuo de aprendizagem, é um caminho para propor uma educação que combine em ações que dão espaço ao conhecimento, ao sensível, a construção cultural e a um sujeito crítico e participante do contexto social. É, acima de tudo, viver uma educação humanitária que contribua para a constituição de seres criativos e conscientes do seu papel na sociedade”, finaliza. A divulgação da lista dos projetos semifinalistas sai no dia 20 de agosto.

Região de Santa Rosa - são aproximadamente 230 propriedades rurais de pequenos produtores, um vilarejo com Escola, posto de saúde, capela, centro comunitário, centro de atividades da mulher rural e um posto de captação de leite. Santa Rosa já foi destaque como importante produtora de doces na região, com avaliação positiva quanto à qualidade dos quitutes feitos de forma artesanal pelas mulheres doceiras da região.

Monica Cussi

Comunicação Semed PMU

 
 
 

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