WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/07/2018 - Diretora da rede municipal de ensino assume presidência do Conselho do Fundeb

O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deu posse aos novos membros eleitos e a diretora da Escola Municipal Ricardo Misson, Raquel Beatriz Dias de Oliveira, foi eleita presidente, indicada pela Associação dos Gestores Municipais (Agemu) como representante dos diretores de escola, e a professora Kátia Cilene da Costa, como vice-presidente do Conselho.

Foram também empossados dois representantes dos seguintes setores: Poder Executivo e Secretaria Municipal de Educação; professores da educação básica pública; Conselho Municipal de Educação; Conselho Tutelar; diretores de escolas públicas, servidores técnico-administrativos de escolas públicas e quatro representantes de pais de alunos da educação básica pública e quatro estudantes da educação básica de escolas públicas.

Para Raquel, estar à frente de um órgão de controle social importante, exige um grau de responsabilidade alto e transparência na administração dos recursos públicos. “Assim, nosso principal objetivo é o de buscar a participação efetiva no acompanhamento e controle social dos recursos do fundo, dando visibilidade à aplicação dos mesmos. Uma vez que a administração pública municipal preza na sua gestão a participação dos organismos representativos da sociedade civil e dos gestores públicos para a construção da democracia participativa”, comenta.

Ela ressalta, também, os propósitos da nova gestão, de fomentar a participação de todos os conselheiros em ações para além de sua organização formal, ou seja, trata-se realmente de um Conselho com nova organização, composição e atribuições, com potencial para desenvolver-se e torna-se efetivamente um instrumento de participação, preservando assim, maior controle da sociedade sobre a aplicação dos recursos públicos e o exercício da cidadania e da gestão democrática. “Nosso primeiro passo será uma reunião, já planejada para o início de agosto, para que todos os conselheiros empossados recebam uma formação para o exercício no Conselho”, finaliza.

Monica Cussi

Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar