WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/07/2018 - Professores aplicam projetos de alfabetização a partir de formação continuada

Programa de Alfabetização na Idade Certa se encerra nesta quarta com formação de mais de 500 profissionais

 

Acontece nesta quarta-feira (4), o encerramento da formação continuada de professores da educação básica, pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a partir das 18h30, no Cine Teatro Vera Cruz. O objetivo do programa é de ampliar as ações de estudo e reflexão entre os profissionais envolvidos contemplando a Pré-Escola, o Ensino Fundamental do 1º ao 3º e o Programa Novo Mais Educação. Um dos impactos do Pnaic é o avanço e o envolvimento do trabalho dos professores, principalmente com resultados como Avaliação Nacional da Alfabetização e outros índices, com a leitura, escrita e a matemática.

A coordenadora do Pnaic, Kátia Cilene, da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, afirma que a ação tem promovido significativas mudanças na formação integral das crianças e impactado, positivamente, no desenvolvimento profissional do docente da rede municipal, proporcionando-lhe mais criatividade, segurança e autonomia.

A professora Lindeia Pereira Ramos, da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, atua com crianças em idade de 6 anos e já realizou vários projetos aplicando os conhecimentos pelo Pnaic. Neste ano, ela uniu os conhecimentos de outro curso, sobre Relações Étnico-Raciais e está trabalhando com a turma a leitura e discussão de livros como “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado. “A partir do livro, eu trabalho os temas, as palavras, os conceitos. De uma leitura, tiramos experiências muito importantes, respeitando o conhecimento do próprio aluno, em sequências didáticas”, relata. Ela usa recursos muito próximos da realidade dos alunos, como a certidão de nascimento e até mesmo a escrita de bilhetes para o personagem do livro.

Já na Escola Municipal Padre Eddie Bernardes, a professora Fabiana da Silva, trabalhou a paródia e a interdisciplinaridade para falar de um tema muito atual, o combate à dengue e outras doenças. A paródia da música “Vai malandra

Em outra unidade, a Escola Municipal Uberaba, as professoras Michelly Alvarenga e Adriana Félix elaboraram, a partir do Pnaic, o projeto “Cortina Literária”, onde os alunos têm contato com a produção de textos e penduram suas obras numa cortina de cetim.

Mariana, teriam acesso ao acervo de livros professora agendou uma visita com a professora na biblioteca, conhecer o espaço da biblioteca. Adriana aproveitou e fez contação de história. Uma comparação de bibliotecas escolares e amplas.

A Escola Municipal Professora Maria Lourencina Palmério, em parceria com a Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, concluiu com sucesso a atividade proposta pelo Pnaic, quando possibilitou aos alunos do último ano da etapa de alfabetização, o contato direto com o acervo, a contação de história e depois a proposta foi concretizada pela professora Kizzy Ferraz, que trabalhou a leitura, alfabetização e conservação do acervo.

A formação do Pnaic contemplou no programa 2017/2018 mais de 500 profissionais, por meio de 27 formadores locais. Para a coordenadora Kátia, o Pnaic é uma das ações de incentivo da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação, no compromisso com o desenvolvimento integral e de qualidade do ensino na rede pública. A carga horária destinada à formação do Pnaic poderá ser realizada na contagem de tempo de atividades extraclasse (1/3), prevista em Lei.

Monica Cussi

Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar