WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/06/2018 - Programa de Alfabetização na Idade Certa se encerra com formação de mais de 500 profissionais

O encerramento da formação continuada de professores da educação infantil, pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), será realizado no dia 04 de julho, a partir das 18h30, no Cine Teatro Vera Cruz. A formação do Pnaic 2017/2018, em Minas Gerais, ocorreu no momento em que 834 municípios e a Secretaria de Estado de Educação fizeram adesão ao programa e trouxe um grande desafio: ampliar as ações de estudo e reflexão entre os profissionais envolvidos contemplando a pré-escola, o ensino fundamental do 1º ao 3º e o Programa Novo Mais Educação.

Kátia Cilene, da Secretaria Municipal de Educação e responsável pelo Pnaic em Uberaba, afirma que a ação tem promovido significativas mudanças na formação integral das crianças e impactado, positivamente, no desenvolvimento profissional do docente da rede municipal, proporcionando-lhe mais criatividade, segurança e autonomia.

Ela assegura que participaram mais de 500 profissionais, por meio de 27 formadores locais. Para ela, o Pnaic é uma das ações de incentivo da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação, no compromisso com o desenvolvimento integral e de qualidade do ensino na rede pública.

Um dos impactos que Kátia percebe no trabalho com o Pnaic é o avanço e o envolvimento do trabalho dos professores, principalmente com resultados como Avaliação Nacional da Alfabetização e outros índices, com a leitura, escrita e a matemática. A carga horária destinada à formação do Pnaic poderá ser realizada na contagem de tempo de atividades extraclasse (1/3), prevista em Lei.

“Fica a certeza de precisamos dar continuidade a esse trabalho de formação, significativo para os profissionais e, principalmente, para o nosso público-alvo, as crianças em fase de alfabetização”, cita. A intenção é de lançar a segunda etapa da formação.

Monica Cussi

Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar