WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/06/2018 - Copa do Mundo é tema interdisciplinar nas escolas da rede municipal

Copa do Mundo de Futebol da Rússia/2018é tema da III Olimpíada e Paralímpiada

Às vésperas do terceiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, as escolas municipais inserem nas atividades a interdisciplinaridade em relação ao tema. Algumas estão trabalhando com os alunos as bandeiras dos países e seus costumes. Outras fazendo projetos específicos para alinhar às atividades pedagógicas. Acontece também, nesta sexta (29), a abertura da III Olimpíada e Paralímpiada Interescolar Municipal de Uberaba – OPIMU, cujo tema principal é também o campeonato mundial e movimenta diversas modalidades esportivas.

Na Escola Municipal Uberaba, a professora Veruska Carvalho usou a criatividade para atrair a atenção dos alunos e ensinar de um jeito prazeroso. Em casa, ela montou o álbum com as figurinhas da família e, então, teve a ideia de levar a experiência para a turma do primeiro ano. “Trabalhamos o vestuário, a alimentação, a curiosidade. Tiramos fotos, pesamos e medimos a altura, para fazer um paralelo. Expliquei o que é um mascote e fizemos um concurso de desenhos, que foi votado entre outras turmas”, relata.

O mascote de nome Livraldo, virou um boneco de pano, confeccionado voluntariamente pela mãe de uma aluna. A partir de amanhã, o Livraldo passará dois dias na casa de cada aluno. Em um caderno, eles vão registrar o que fizeram com a presença do boneco.

Veruska explica que durante todo o processo tanto com os álbuns de figurinhas como na eleição do boneco, foram desenvolvidas diversas vertentes do aprendizado dos alunos, como gráficos, pesquisa, poder de negociação na troca das figurinhas e socialização entre os alunos, entre tantas outras possibilidades. Ela afirma estar muito empolgada com o projeto simples e de grande efeito para a educação e desenvolvimento dos alunos, em período de descobertas, inclusive da língua materna.

Em outra vertente, o esporte educacional também se destaca nesse período, quando acontece a III OPIMU. Na sexta (29), a abertura será a partir das 14h, no Cemea Boa Vista, onde cada escola desfilará com a bandeira de um país. Haverá ainda apresentação da Ginástica Artística.

Durante a semana de 02 a 06 de julho os jogos acontecerão nos Núcleos Esportivos CEMEA Abadia, CEMEA Boa Vista, Casa doMenino, Praça CEU das Artes e Parque das Acácias durante o período de 02a 06 de julho noturno matutino.

O encerramento acontecerá no Cemea Abadia, no turno matutino, do dia 13 de julho com o passeio ciclístico e entregadas premiações às escolas campeãs.Durante o período de 02 a 13 de julho, as atividades acontecerão nas unidades escolares municipais deeducação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos gincanas internas, comprovas esportivas e culturais.

Monica Cussi

Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar