WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

26/06/2018 - Uberaba participa de encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande

Evento realizado na Universidade Federal de Lavras discutiu o funcionamento dos Comitês na busca de mais eficiência nas questões de recursos hídricos

Membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas se reuniram nesta segunda-feira (25) na cidade de Lavras, no sul do Estado, para discutir a política de gestão das águas nas Bacias Afluentes do Rio Grande. O secretário adjunto de Meio Ambiente, Marco Túlio Prata, que é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande esteve no evento representando o Município de Uberaba.

O encontro contou com a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, a diretora Geral do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das águas), Marília Melo e do representante da ANA (Agência Nacional de Águas), Edgar Machado. Ao longo do dia, diversos assuntos foram tratados, entre eles, a situação das bacias, a disponibilidade hídrica de águas subterrâneas e superficiais, dados de vazão e restrição de usos e períodos críticos.

Segundo Marco Túlio o objetivo do evento é promover uma integração entre o Estado e os Municípios para que haja uma gestão mais eficiente das Bacias Afluentes do Rio Grande. Discussões sobre planos diretores, outorgas, monitoramento e qualidade das águas também estiveram em pauta. “É preciso pensar o futuro hídrico das comunidades e fazer um planejamento, para que haja uma gestão de segurança hídrica, levando em consideração a quantidade e a qualidade da água para o abastecimento de todos”, explicou.

O secretário adjunto municipal afirma ainda que, o encontro sinaliza como uma abertura do Estado para que realmente, na prática, aconteça uma gestão participativa e descentralizada. “É um pontapé, para que municípios, incluindo, usuários e sociedade civil formem e trabalhem num cronograma de gestão e de melhorias nas Bacias de forma conjunta buscando uma maior eficiência”, concluiu.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar