WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/06/2018 - Cia Cultural EMCANTAR realiza oficinas em Uberaba

As atividades vão até quinta e ainda restam algumas vagas
 
A Cia Cultural EMCANTAR realiza formação de profissionais voltada para educadores de séries iniciais até coordenadores, até quinta (21), na Casa do Educador. Fabiana Mendonça, coordenadora pedagógica da Casa do Educador, informa que ainda restam algumas vagas e as inscrições podem ser feitas no momento da oficina. “Às vezes algum profissional faz inscrição e não comparece por diversos motivos, então estamos disponibilizando essas vagas”, comenta. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo trocar experiência e agregar alternativas de ensino-aprendizagem ao processo de educação formal.
 
A oficina em Uberaba envolverá mais de 250 educadores, coordenadores e diretores de escolas do ensino infantil com direcionamento lúdico e humanizador. Serão mais de 30 horas de formação pela Tecnologia Parangolé, da Cia Cultural EMCANTAR, que já é utilizada na formação dos profissionais de Uberaba.
 
Ana Paula Rabelo e Carlos Júnior, o Cajú, realizam a formação com técnicas e atividades inspiradoras, por meio de música e percepção das relações, do corpo, do espaço. Ana conta que trabalhar com educação é uma premissa do grupo. “Desenvolvemos atividades que exercitem espírito, alma e corpo para uma educação inclusiva, verdadeira, que enriqueça o repertório do educador, que promova a qualidade social, cultural”, diz.
 
Depois de muita experiência na utilização da arte e da cultura como ferramentas de ensino e aprendizagem, a Cia – que já envolveu mais de 20 mil pessoas em seus processos de formação – teve um de seus trabalhos chancelado no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC. Chamada de Tecnologia Educacional Parangolé, a metodologia auxilia educadores na busca de alternativas para tornar o processo educacional mais interessante e efetivo.
 
A professora de Assistência Educacional Especializada (AEE), Jane Cristina Borges, do Cemei Professor João Wilson, participou na manhã desta terça da oficina com o Grupo Emcantar. “Foi maravilhosa! Além de músicas onde poderemos trabalhar ludicamente em sala todos os eixos de trabalho, foram realizadas vivências onde os valores humanos estavam presentes. Eu me senti acolhida. Houve muita energia, sinesia, acolhimento e reflexão.
 
“As sementes estão em nossas mãos e hoje é o momento do cultivo, de educação de  qualidade, de solidariedade. Se construirmos o conhecimento com os meninos e meninas, temos a chance de semear. Acaba que a responsabilidade pode ser nossa! O papel do educador é esse, abrir as janelas, várias! Somos frutos das oportunidades que temos e das escolhas que fazemos. Nós como educadores estamos promovendo todas as oportunidades de escolha? Vamos dar o nosso melhor! Que a educação seja cada vez mais de qualidade e reverbere para a construção de uma sociedade com mais qualidade de vida e mais qualidade nas relações”, finaliza.
 
EMCANTAR é uma companhia cultural cuja visão é fazer arte e encantar pessoas. Em 20 anos de história, atingiu um público de mais de 320 mil emcantados, conquistou nove premiações nas áreas de cultura e educação, e conta com duas tecnologias artístico-educacionais publicadas. Sua atuação se divide em duas frentes:

Serviço:
20 de junho -  13h às 16h e 19h às 22h
21 de junho - 8h às 11h, 13h às 16h e 19h às 22h
 
Local: Casa do Educador
Arte-Educadora: Ana Rabelo e Carlos Júnior
Para participar, os professores podem ligar na Casa do Educador (3332 9270) e falar com Fabiana.
 
Monica Cussi
Comunicação Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar