WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/06/2018 - Fitoterapia é assunto interdisciplinar na rede municipal de Uberaba

Seguindo lei municipal de 2002, para popularização do assunto, o fitoterapeuta Enésio de Paula capacita professores e alunos

Atendendo a algumas diretrizes da lei municipal Farmácia Viva, de 2002, de autoria do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, que visa integrar as instituições filantrópicas com o Poder Público, beneficiando à população com a oferta gratuita de medicamentos fitoterápicos em vários âmbitos, a Secretaria Municipal de Educação, realizou parceria com o fitoterapeuta Enésio de Paula, com experiência de mais de 30 anos divulgando e orientando sobre os benefícios das plantas medicinais, com professores e alunos da rede municipal.

De acordo com Priscila Amorim, assessora da Semed, a ideia é trabalhar o assunto com os alunos dos Grupos de Liderança, principalmente os Agentes de Meio Ambiente. “Eles receberão os ensinamentos e vão pulverizar as informações dentro das escolas”, comenta.

No primeiro momento, Enésio propôs a capacitação dos professores, também aberto à comunidade e abriu um curso de Conhecimento e Manejo de Plantas Medicinais. “Nossa intenção é fazer com que as crianças entendam que as plantas também podem ser benéficas para a saúde e assim eles possam repassar para suas famílias. É popularizar mesmo como as plantas podem ser utilizadas, visto que nem sempre os jovens têm acesso a esse tipo de informação”, ressalta.

No último domingo, os alunos, professores e comunidade participaram de uma prática em Peirópolis e na Comunidade de São Basílio, com identificação e coleta de plantas medicinais do cerrado. “Ele explica todas as plantas, seus benefícios e até em que época podem plantar e colher, sendo que disponibiliza também material particular para as atividades”, diz Priscila. Ao todo, foram identificadas 33 espécies medicinais, com amostras e orientação sobre as propriedades de cada uma.

Depois dos primeiros passos, os professores, com material em mãos, fazem as didáticas interdisciplinares. “Nossa intenção é ampliar e seguir a lei de ampliação da farmácia fitoterápica. Estamos estudando ainda como a legislação se aplica às escolas. É importante ressaltar que a fitoterapia já acontece de forma cultural, com os chás das avós, as infusões recomendadas por muitas pessoas aos seus descendentes”, enfatiza.

Monica Cussi

Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar