WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

12/06/2018 - Portas Abertas discute sobre a violência contra o idoso

Tema será abordado durante ações do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza palestra sobre a violência contra o idoso, dentro do Projeto Portas Abertas na próxima sexta-feira (15), na sede da Unidade de Atenção ao Idoso, a partir das 8 horas. A discussão faz parte de um conjunto de ações a serem trabalhadas no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A palestra será ministrada por Sueli Gonçalves e Oscarina Silva e mediada pela coordenadora do Projeto Portas Abertas, Keila Afonso Rezende Silva. Entre os tópicos abordados, estão as diferentes formas de violência contra a pessoa idosa, a omissão por parte da sociedade e a conscientização dos jovens.

Além da palestra também haverá debates, dinâmica, depoimentos de vida e uma apresentação musical do Coral da UAI. Keila Afonso explica que a partir do evento, novos temas serão sugeridos e trabalhados em diversos segmentos, seja no âmbito da saúde, da segurança pública, da educação, do serviço social e das universidades para buscar a qualidade de vida da pessoa idosa.

A Organização das Nações Unidas instituiu 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi definida para alertar a sociedade sobre o número crescente de maus tratos cometidos à população da terceira idade. No Brasil, de acordo com os dados do Disque 100 a violência contra o idoso se apresenta da seguinte forma:

77% das denúncias são por negligência;

51% por violência psicológica;

38% por abuso financeiro e econômico ou violência patrimonial;

26% por violência física e maus tratos.

“A violência contra o idoso é um fato real e precisa ser combatido. Essas pessoas são agredidas fisicamente, sofrem ameaças e todo tipo de violência psicológica. E o mais grave é que, na maioria dos casos, essa violência acontece no núcleo familiar, daí a importância de conscientizar as pessoas de que isso é crime e não deve ser tolerado”, justificou.

As inscrições para o evento do dia 15 de junho em Uberaba podem ser feitas, com antecedência, pelo site da prefeitura https://goo.gl/7u5H51, ou na própria sede da UAI, no dia do evento. A participação é gratuita.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar