WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/06/2018 - Escolas municipais têm participação de mais de 90% nas Olimpíadas de Matemática

Alunos de escolas municipais de ensino fundamental participaram hoje, da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

No ano passado, algumas escolas municipais conseguiram incentivar os alunos a chegarem até a etapa final, não somente da OBMEP, mas de outras Olimpíadas, como a de Português e Astronomia. Maria Inez De Martino, diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação concorda com a política aplicada ao ensino da matemática principalmente, como forma de incentivo a uma disciplina que enfrenta muitos mitos na educação ao longo do tempo.
 
Ela indica que a OBMEP tem como principal objetivo o estímulo e promoção do estudo da matéria, bem como o aumento dos índices de qualidade da educação básica e o incentivo aos professores das escolas públicas no ensino da matemática. “Testes como a OBMEP contribuem para a integração das escolas com as universidades e a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Os alunos se sentem mais seguros para tentarem o ingresso no ensino superior e se preparam melhor para os desafios”, diz.
 
Nas escolas participantes, as provas aconteceram de forma tranquila, com uma porcentagem de 95% de participação dos alunos em geral. A diretora da Escola Municipal Professor José Macciotti, Daniela Maeda, considera a OBMEP de grande importância na vida dos estudantes, além de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. “Existe a certeza de que, de fato, ela ajuda a melhorar o interesse pela matemática a partir do momento em que se torna também uma ferramenta de trabalho para os professores dentro de sala de aula, ou seja, não é só a prova, a competição em si. A matemática não é um ‘bicho de sete cabeças’, ressalta.
 
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.
 
Sobre a OBMEP - A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Monica Cussi
SemedPMu

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar