WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

05/06/2018 - Escritor carioca Renato Noguera ministra palestra no curso de Relações Étnico-raciais nesta quarta

No período da tarde, ele lança o livro infantil “Nana & Nilo na Cidade Verde”

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Casa do Educador, traz a Uberaba, nesta quarta (06), o professor e escritor Renato Noguera, para ministrar palestra no curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
 
A aula é para professores da rede municipal já inscritos no curso e o tema é Interculturalidade. A Educação para as Relações Étnico-raciais, promovida pela Lei Federal nº 10.639/2003, tem embasamento na construção político-pedagógica para o reconhecimento, valorização e promoção do legado histórico cultural dos negros, com iniciativas que visam a formação continuada dos professores da educação básica.
 
Renato é Doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Trabalha com projetos de extensão e atua como docente na graduação e pós-graduação em cursos de Educação, Filosofia e História. Além da coleção de livros infantis, também escreveu “Ensino de Filosofia e a Lei 10.639” (lei, do ano de 2003, inclui no currículo de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira").
 
No período da tarde, o escritor lançará o livro infantil “Nana & Nilo na Cidade Verde”, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, da Fundação Cultural de Uberaba. O evento, aberto ao público, ocorre na sede da Fundação, às 14h, e o endereço é Praça Rui Barbosa, 356.

As histórias do escritor trazem duas crianças negras como protagonistas e destacam a representatividade e a diversidade racial. A linguagem é voltada principalmente para crianças da educação infantil e no início do letramento da alfabetização. Por enquanto, a coleção Nana & Nilo conta com três livros; “Aprendendo a dividir”, “Que jogo é esse?” e “Cidade Verde”.

O autor busca transmitir para as crianças que a infância é uma fase importante e com autonomia, e que, os valores e visões de mundo da cultura africana, afro-brasileira indígena são muito importantes para toda a sociedade. Renato informa que a decisão de escrever para o público está diretamente ligada à paternidade. “Desde os anos 2000, eu, o animador e ilustrador, Sandro Lopes e ilustradora e cenógrafa Cristiane Pereira, tínhamos um projeto de produção em diversas mídias para adolescentes e jovens. Mas, o nascimento da minha primeira filha e o aprofundamento dessa experiência com o nascimento da minha segunda filha, convenceram-me que meu caminho era escrever para crianças. Sandro e Cris gostaram da ideia e construímos um projeto exclusivamente para o público infantil. O que envolveu a abertura de uma produtora e de uma editora para abrigar o sonho Nana & Nilo.”

O lançamento será acompanhado de uma apresentação artística de alunos de escolas públicas e privadas de Uberaba. A professora Lindéa Ramos, da escola participante Adolfo Bezerra de Menezes, explica que já trabalham a questão étnico racial há bastante tempo e que procuram trazer figuras como Nelson Mandela, Maria Carolina de Jesus, Martin Luther King e agora Renato Noguera para o ambiente escolar. “Buscamos passar igualdade, a criança tende a sofrer com bullying e preconceitos, então trabalhamos o respeito e a inclusão. Trazemos temáticas raciais e indígenas não só durante datas comemorativas como o 13 de maio ou o 19 de abril, mas durante o ano inteiro”.

 

Monica Cussi – Semed PMU

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar