WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/06/2018 - Cadastro unificado para alunos que pretendem ingressar na rede pública começa em junho

Os alunos já matriculados não precisam do cadastramento

Pais ou responsáveis por alunos que pretendem ingressar no ensino fundamental das redes estadual e municipal devem ficar atentos ao prazo para o cadastramento escolar, de 11 a 22 de junho, para que as secretarias possam se organizar para as vagas em 2019. O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola na Educação de Jovens e Adultos, seja qual for o ano do ensino fundamental. Os alunos já matriculados na rede pública não precisam fazer o cadastramento.

O Cadastro Unificado tem uma diferença no corte etário para os dois sistemas. Na rede municipal, podem fazer o cadastro os alunos que completarem 6 anos até o dia 31 de março e na rede estadual, para os alunos que completarem 6 anos até o dia 30 de junho.

De acordo com Nilza Pinheiro, chefe da seção de Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação, o cadastro é realizado para que se tenha uma programação estimada para as vagas em 2019, mas enfatiza que não é garantia de vaga em escola próxima da residência, pois há uma adequação de vagas de acordo com a demanda.

“Fazer o cadastro não significa que a criança ou adolescente esteja matriculado. É importante fazer o cadastro para que tenhamos uma previsão de número de vagas que deveremos disponibilizar em 2019”, reafirma.

Cadastramento - A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 poderão fazer a sua própria inscrição. O cadastramento para os candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, também será realizado através de formulário eletrônico disponibilizado na Internet, no portal da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br). A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

A Secretaria Municipal de Educação informará, mais perto da data de início do cadastramento, os locais de apoio à população caso não tenham acesso à internet. A matrícula dos inscritos no Cadastramento será unificado na rede pública de ensino – estadual e municipal – e deverá ser realizada no período de 17 a 21 de dezembro de 2018.

Monica Cussi

Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar