WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

24/05/2018 - Capacitação do programa federal Criança Feliz reúne 38 municípios em Uberaba

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), sediou nesta quarta-feira (23) um encontro de capacitação do Programa Criança Feliz, do Governo Federal, com a presença de representantes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). O encontro teve agenda nos períodos da manhã e da tarde, reunindo participantes de 38 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O público alvo foram gestores municipais, coordenadores de CRAS, e supervisores e visitadores das equipes locais do programa.

Em Uberaba, a Secretaria de Desenvolvimento Social aderiu ao Programa Criança Feliz em agosto do ano passado, com a aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social. A capacitação já é a segunda fase do programa, e a primeira etapa foi de implementação dos processos no âmbito burocrático.

A coordenadora local do programa, Gabrielle Palvas, da Seds, explica que o evento desta quarta-feira contou, na parte da manhã, com uma capacitação sobre a metodologia do programa, público prioritário e o cofinanciamento federal, que é o repasse para os municípios. “Já na parte da tarde tivemos uma oficina sobre o prontuário eletrônico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este foi um encontro regional, com secretários e membros dos comitês gestores, além dos coordenadores de CRAS, e supervisores e visitadores das equipes locais”.

Gabrielle Palvas esclarece que, em Uberaba, já foram iniciadas as visitas em maio. “Estamos na fase 2 de execução e temos até setembro para atingir a meta de 800 famílias semanais visitadas. Vamos ter uma outra capacitação em Belo Horizonte, sobre o CDC – Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, método que vamos trabalhar nas visitas domiciliares com o público prioritário”.

De acordo com o consultor Unesco, Paulo Aquino, que esteve presente com a equipe do MDS e acompanha o Programa Criança Feliz no estado de Minas Gerais, a capacitação tem o objetivo de qualificar a execução e a implementação do programa nos municípios. “Como é um programa novo, e que traz uma base nova de desenvolvimento integral na primeira infância, o Criança Feliz traz elementos muito novos. A capacitação traz exatamente as bases teóricas que justificam a criação de uma política pública voltada a esta faixa etária. E também trazemos todo um suporte técnico e legislativo necessário para a execução. Nosso objetivo é dar todo suporte necessário aos municípios, para que eles façam um bom trabalho”.

Segundo Paulo, Uberaba foi escolhido para o encontro regional por representar uma cidade polo que está mantendo um trabalho positivo no contato com o MDS. “Estamos fazendo essa ação de visita técnica no estado de Minas Gerais em municípios polo, e convidamos as cidades do entorno para que venham a este encontro. Escolhemos Uberaba, que aderiu ao programa, em função de diversos fatores. Aqui há uma meta significativa de acompanhamento, e é um município parceiro no desenvolvimento das atividades. A cidade se colocou aberta e à disposição para nos receber, e muitos municípios foram convidados e vieram participar da capacitação”.

A supervisora local do programa Criança Feliz, Nádia Gomes Campos, participou do evento e pontuou que o momento foi importante para que todos os envolvidos conhecessem melhor o programa e sua implementação. “O encontro foi muito positivo e trouxe bastante conhecimento para todos. Já iniciamos as visitas e já temos um público relevante, e agora temos o suporte necessário para fazer os ajustes”, ressalta ela.

O programa - O objetivo do programa Criança Feliz, do Governo Federal, é apoiar a preparação para o nascimento da criança, fortalecendo as competências dos pais em seu papel de cuidado e educação dos filhos. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

O atendimento prevê visitas às gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar