WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/05/2018 - Professores da rede municipal iniciam formação com Instituto Algar para estimular uso da tecnologia nas escolas

Programa Conectados visa aprimorar o ensino por meio da formação de educadores e alunos da rede pública de ensino de Uberaba
 
Com o intuito de fortalecer o uso da tecnologia no contexto educacional, a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Algar estabeleceram parceria para o desenvolvimento do Programa Conectados, oferecido a educadores (professores e coordenadores/supervisores pedagógicos) de escolas da rede pública de ensino de Uberaba. Nesta segunda e terça os profissionais iniciaram a formação complementar, com informações sobre estratégias educacionais que utilizam a tecnologia em sala de aula e na gestão pedagógica, a fim de aprimorar o ensino.
 
Em formato híbrido, com formações presenciais e a distância, o programa visa estimular os educadores a concentrarem seus esforços educativos no desenvolvimento individualizado de seus alunos, com a tecnologia como aliada. “A revolução tecnológica tornou mais complexo o desafio de ensinar e aprender, ao mesmo tempo em que trouxe novas possibilidades e oportunidades de aprendizagem”, afirma Carolina Toffoli, gerente do Instituto Algar. Ainda segundo a executiva, nessa “nova” educação, o educador deixa de ser simplesmente um transmissor de conhecimento e guardião da ordem para se tornar um mediador. 
 
Além da formação de educadores, os alunos de ensino fundamental terão acesso a uma plataforma interativa de ensino, denominada Matific, que visa contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático por meio de minijogos e atividades práticas. Vale ressaltar que além dos recursos oferecidos pelo Instituto Algar, a equipe do Departamento de Tecnologia e Informação Educacional (Detic), conseguiu adaptar os computadores (UCA´s), para trabalhar com a plataforma.

“É um avanço muito grande para a educação pública contar com parcerias, principalmente com o gabarito do Instituto Algar. Usar a plataforma nos UCA´s ainda é outra vantagem imensurável para nossos alunos e comunidade. Ganhamos, com isso, muita esperança no futuro, com formações mais concretas e ações mais direcionadas ao uso da tecnologia, uma necessidade imediata a todos”, relata Luiz Henrique Araújo, chefe do Detic.

Em Uberaba, programa será direcionado a aproximadamente mil alunos do ensino fundamental, dos 4º e 5º anos, sendo que os educadores terão acesso aos jogos para todas as séries. As cidades de Ituiutaba (MG), Paranaíba (MS), Pitangui (MG), Poços de Caldas (MG), Balneário Camboriú (SC), também serão beneficiadas pelo Programa do Instituto Algar.

Monica Cussi – Comunicação Semed / PMU

Mais Informações – Assessoria de imprensa Algar
Manuella Rabelo
Marcella Reis
imprensa@algar.com.br

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar