WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

22/05/2018 - Professor da UFU vem a Uberaba, nesta terça para formação de professores da rede municipal

O professor Antonio Bosco de Lima, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), estará em Uberaba, nesta terça (22), a partir das 8h, para iniciar as atividades do curso de Formação Continuada de Gestores Escolares: a construção do PPP (Projeto Político-Pedagógico), na Casa do Educador. A coordenação do curso é realizada pelos núcleos de Gestão Escolar e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.
 
Entre os objetivos principais, destacam-se a compreensão da gestão escolar numa perspectiva democrática e sua relação direta com a construção coletiva do PPP, além de possibilitar à comunidade escolar, em especifico, gestores, docentes, especialistas, funcionários, responsáveis por alunos e discentes a importância dos processos democráticos.
 
De acordo com Marisa Borges, mediadora do Núcleo de Gestão Escolar, da Semed, a formação com o professor Bosco, fomenta discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira, LDB nº 9.394 de 1996, além da discussão sobre a gestão escolar democrática, inclusa no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e a temática também citada no Plano Decenal Municipal de Educação de Uberaba.
 
Nesses documentos, diversas metas e artigos fazem referência à gestão democrática, como estímulo da participação da comunidade e dos profissionais na formulação dos projetos político-pedagógicos, além do fortalecimento dos grêmios estudantis e associações de pais, entre outros itens.
 
Marisa explica que a formação é realizada via encontros e debates com os professores e diretores e pretende, com os resultados, contribuir para a reflexão dos profissionais em educação sobre a sua dinâmica na construção da democratização da organização escolar.
 
Antonio Bosco é doutor em e tem pós-doutorado na área de concentração História, Filosofia e Educação. Tem desenvolvido pesquisas com os seguintes temas: políticas educacionais, estado, democracia e controle social. Nestas áreas temáticas, resultantes de pesquisas, publicou livros pela Alínea, Xamã, Edunioeste e Edufu. Escreve contos, crônicas e poesias, que é uma forma de se manter lúcido no mundo da produtividade acadêmica. 
 
Monica Cussi
Semed PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar